Com a crescente e cada vez mais constante busca por um corpo saudável, muitas pessoas passaram a recorrer às academias para atingir seus objetivos e ganhar maior qualidade de vida. Cada vez mais novos, crianças e adolescentes também têm buscado pela prática de exercícios físicos, como é o caso do filho da atriz Carol Nakamura, cujo físico foi bastante comentado nas redes, recentemente, após ter uma foto sua publicada pelo pai. Wallace, que tem 10 anos, já apresenta um abdômen bem definido por conta da prática de jiu-jitsu. Ainda, com o retorno das aulas se aproximando, as crianças irão retornar a ter mais atividades físicas na rotina.

Mas existem muitas dúvidas sobre os melhores tipos de treino para cada idade e se existem riscos ao começar na infância. "Ao contrário do que se imagina, não existe uma idade mínima ou indicada para o começo da musculação. Porém, são necessários alguns cuidados com as crianças. Havendo interesse, podem iniciar a prática em qualquer idade, mas devem ser avaliadas as capacidades motoras e cognitivas, além de seguir as ordens de segurança. Reforçando que é preciso sempre haver um instrutor ou professor para garantir que os jovens estejam bem assistidos e que a execução dos exercícios seja bem orientada", diz Dr. Jan Willem Cerf Sprey, da Clínica SO.U, Médico do Esporte e especialista em Ortopedia e Traumatologia Esportiva.

Quanto aos riscos à saúde, a prática de exercícios com carga, seja fixa, solta ou do próprio corpo, pode gerar lesões, assim como nos adultos. Porém, há uma tendência menor de ocorrer lesões por sobrecarga na infância, como distensões e estiramentos. "Nessa fase da vida, é mais comum que haja algum dano acidental, que pode ser evitado com um profissional capacitado orientando e auxiliando durante toda a sessão de treinamento, desta forma evitando cargas excessivas e movimentos incorretos", explica o médico.

Não existe uma modalidade mais indicada para cada faixa etária. Isso vai depender da capacidade motora e do interesse da criança. Porém, recomenda-se que:

• Assim como em adultos, não sejam usadas substâncias que aumentem o desempenho ou esteroides anabolizantes.

• Antes de iniciar um programa formal de treinamento de força, uma avaliação médica seja realizada por um pediatra ou médico do esporte.

• Crianças com doença cardíaca congênita complexa (cardiomiopatia, hipertensão da artéria pulmonar ou síndrome de Marfan) devem realizar uma consulta com um cardiologista pediátrico antes de começar um programa de treinamento de força.

• O condicionamento aeróbico deve ser combinado com o treinamento resistido se o objetivo for benefícios globais à saúde.

• Os programas de treinamento de força devem incluir 10 a 15 minutos para aquecimento e para relaxar o organismo após o treino.

• Os jovens devem ter ingestão adequada de líquidos e nutrientes.

• Exercícios de força específicos devem ser aprendidos inicialmente sem carga (sem resistência).

• Depois de dominar a técnica de cada exercício, cargas incrementais podem ser adicionadas usando peso corporal, pesos livres ou outras formas de resistência.

• Treinamento com pesos deve ser sempre supervisionado e orientado por profissionais habilitados.

"Existem evidências científicas suficientes que atestam que a prática de exercícios resistidos na infância, ou seja, que envolvem forças opositoras utilizando cargas progressivas, diferentes velocidades e tipos de movimento, trazem benefícios à saúde, ao condicionamento físico e à performance de outros esportes", conta Dr. Jan. Entre esses reflexos positivos, estão:

• Tendência a se machucar menos ao praticar outros esportes e, quanto acontece, a reabilitação é melhor.

• Melhor massa óssea futura.

• Ganho de força muscular.

• Melhora na composição corporal.

• Melhora no perfil lipídico (colesterol e triglicérides).

• Menor chance de desenvolver doenças crônicas, como obesidade, diabetes e pressão alta.

• Maior autoconfiança.

• Menor risco de desenvolver depressão e ansiedade.
 

Uma sequência de posturas, dentre muitas, para saudar o sol, e elevar seu corpo e mente

Você está no seu melhor momento, é sempre tempo de praticar Yoga

VOCÊ PODE ACALMAR O FLUXO DE PENSAMENTOS, DE SENTIMENTOS, OBSERVAR A QUALIDADE DELES E ELEVAR SUA FREQUÊNCIA

Reserve um tempo para cuidar de você

A Working Life tem como objetivo atender às necessidades das empresas nos assuntos relacionados à implantação e gerenciamento de programa preventivo, visando à saúde e o bem-estar do trabalhador, prevenindo afastamentos por doenças relacionadas ao trabalho.

O Ballet & Movimento nasceu em janeiro de 2018, com uma filosofia de fazer algo a mais que as escolas tradicionais. E conseguimos!

A criança pode comer de tudo”, “está em fase de crescimento”, “dá uma bolachinha pra ele”, “o que vou dar pra ele beber?”, “crianças só tomam refrigerantes”.

Programa de acompanhamento completo através do método de Pilates

No caminho do Yoga a ansiedade não tem vez

A primeira academia do mundo especializada em emagrecimento e condicionamento físico, com práticas de modalidades esportivas.

É o Espaço NewCorp mais uma vez inovando na forma de manter nosso corpo e mente saudáveis.

A ATIVIDADE FÍSICA, FEITA COM REGULARIDADE, INFLUENCIARÁ NOS HÁBITOS ALIMENTARES, INVOLUNTARIAMENTE

O ballet e a busca do prazer, com benefícios. Mais força muscular, equilíbrio e flexibilidade

Incontinência urinária é definida como a perda involuntária de urina, que ocorre basicamente pela flacidez da musculatura do assoalho pélvico.

O sétimo passo na senda da iluminação. O fluxo ininterrupto.

Como dar conta de vencer e se livrar de um agressor mais forte?

Pranayama. Conduz a mente ao estado de cessação dos seus pensamentos.

Os benefícios são expressivos, é notável a mudança na vida do idoso

Coloque o seu corpo para fazer o que ele sempre sonhou

Estamos vivendo em uma época conturbada, muito agitada em que a falta de tempo nos impede de conciliar a vida pessoal com a profissional, de forma equilibrada.

Um fluxo sagrado no reconhecimento do seu ser interior

Além de treino, é prazeroso e divertido

Com o Yasser Kassab Coach em Qualidade de Vida você vai na direção certa

É dança, é muita atividade física, é excelente para corpo e mente

Segundo dados da Organiza-ção Mundial da Saúde - OMS, a queixa de dor na coluna acomete 80% da população no mundo, pelos fatores da má postura, maus hábitos, traumatismos pelo movimento crônico, repetitivos ou momentâneos.

A prática de atividade física é, sem dúvida, um dos melhores "remédios naturais" para o combate e prevenção de inúmeros possíveis problemas do nosso corpo.

Descubra os sete grandes benefícios que você pode obter ao praticar Pilates

Há 9 anos Americana possui um novo conceito em atividade física supervisionada. A metodologia desenvolvida é utilizada até hoje pelo Centro de Estudos em Ciências da Atividade Física da Faculdade de Medicina da Universida-de de São Paulo - USP.

Tratamentos milenares que podem lhe dar uma nova visão sobre as patologias

Uma técnica, que além de afastar dores, pode ajudar no funcionamento do seu corpo

Professores selecionados e treinados por método padrão ouro – Yasser Kassab

O envelhecimento populacional é um fenômeno global e local, decorrente de uma real melhoria das condições e qualidade de vida, e para manter esta qualidade é importante permanecer com a melhor aptidão física possível. 

“O Karate-Do não é somente a aquisição de certas habilidades defensivas, mas também o domínio da arte de ser um membro da sociedade bom e honesto”. Gichin Funakoshi.

Ambas atividades físicas geram bem-estar e harmonia para o corpo

 

Método consagrado na reabilitação e na prevenção de patologias

Antes de por as sapatilhas toda a estrutura muscular foi muito bem preparada

A osteoporose, em ambos os sexos, pode ser amenizada

Torna o corpo totalmente sadio, e a mente livre para pensar

Para quem odeia, não tem tempo, é estressado - mas sabe que precisa malhar

Sempre um desafio a ser superado, mas na medida certa

Além dos efeitos imediatos, tem o benefício da prevenção.

Aikido – A grande arte marcial japonesa, criada em 1952 pelo sensei Morihei Ueshiba, que tem por objetivo a não luta.

Observe os inúmeros benefícios dessa atividade

A tendência atual confirma que os melhores exercícios para estimular a integridade e função do sistema músculo-esquelético são os exercícios resistidos, geralmente realizados com pesos graduáveis, prática que conhecemos com o nome de musculação.

Clássica e moderna, uma escola de ballet deve fundir o nostálgico com o contemporâneo

A escoliose idiopática é definida como uma alteração tridimensional da coluna vertebral. Sua etiologia é desconhecida.

Há muito tempo, especialistas, vêm desenvolvendo pesquisas sobre os efeitos dos exercícios físicos, não só na estrutura muscular do corpo humano, como também diretamente no cérebro.

Não dê mole para seu corpo Faça mais por ele com a atividade certa

Crianças nascidas prematuramente devem ser avaliadas, quanto a sua parte motora, sempre o mais cedo possível

Aluna Beatriz Chiaccio Mendes (foto: divulgação)

Crianças com síndrome de down apresentam atraso no DNPM -desenvolvimento neuropsicomotor. Irão sentar, engatinhar e andar mais tarde que uma criança que não apresenta síndrome, e recebem, especialmente nas APAES, estimulação precoce desde que nasce.

Com o passar dos anos é natural que haja uma diminuição de importantes capacidades funcionais, tais como a piora do equilíbrio, o enfraquecimento dos músculos e a diminuição da resistência.

A tendência atual confirma que os melhores exercícios para estimular a integridade e função do sistema músculo-esquelético são os exercícios resistidos, geralmente realizados com pesos graduáveis, prática que conhecemos com o nome de musculação.

Alguns riscos da obesidade para a saúde, e uma forma de se livrar deles

Força e habilidade levadas a sério. Um grande autocontrole, aprendido por dentro e por fora. 

As vantagens de se praticar atividade física, no mesmo horário, no mesmo lugar

A gestação é uma experiência única e mágica, e a ideia é torná-la mais prazerosa para a futura mamãe. Alguns hábitos saudáveis fazem toda a diferença para suportar tantas alterações hormonais, emocionais e físicas, que irão mudar totalmente o corpo da mulher.

O treinamento integrado vem ganhando cada dia mais adeptos por conta de seus diversos benefícios. Um dos benefícios, que se destaca, é a funcionalidade e prevenção de lesões nas articulações durante os treinos, e, especialmente, a diminuição da gordura corporal.

O diferencial proposto e os cuidados na escolha do profissional

Conheça os benefícios dessa arte para o corpo e para a mente

As aulas de Pilates são iguais para todos?

Você sabia que o uso excessivo do celular pode causar sérios danos ao corpo humano? Vale à pena pensar a respeito?

Os benefícios do Pilates no tratamento

Além de aumentar a autoestima e trazer a segurança interior

Seis exercícios poderosos para salvar a sua coluna

O NeoPilates trabalha em três modalidades: o método Pilates, o treinamento funcional e as artes circenses - uma inovação para mexer ainda mais o seu corpo.

Uma opção especial de musculação que tem no efeito terapêutico da atividade o seu objetivo principal

De todas as opções para um combate acirrado contra a flacidez, os exercícios físicos são os mais eficientes

A atividade física é primordial para o ser humano. O sedentarismo, a preguiça e o “deixa pra depois” podem trazer sérias consequências para sua saúde

Uma ciência que proporciona efeitos psicomotores e psicológicos, também para gestantes

O método pilates tem como princípios a concentração, centro de força (Powerhouse), fluidez, precisão, respiração e controle dos movimentos.

Com o passar dos anos essa maravilhosa máquina que é o corpo humano tende a diminuir algumas das suas capacidades funcionais.

Modalidades esportivas em alta. Descubra a que melhor atende aos seus desejos

Descubra-se naquilo que é mais gostoso para você!

O que a prática de Pilates pode fazer por você? Mais saúde no fortalecimento e alongamento da musculatura

As conseqüências físicas relacionadas com o avançar da idade, que marcam o corpo humano, não são nada agradáveis ou consideradas atraentes. O tempo é teimoso e não obedece aos padrões da beleza que são ditados de tempos em tempos. 

Então prepare-se para saltar, arremessar, correr, agachar, levantar, empurrar e equilibrar-se.