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DOR LOMBAR: O QUE FAZER, QUAIS OS TRATAMENTOS?

FELIPE TARDIVEL

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Sentir dor na coluna em algum momento na vida é um sintoma muito comum entre as pessoas. No entanto, há alguns casos em que a dor chega de forma tão violenta que é possível ficar com a coluna travada.

Isto é, incapacitado de se mover ou voltar à posição em que estava. Pode ocorrer a qualquer momento e atingir pessoas de todas as faixas etárias – é um pinçamento nervoso, uma espécie de aviso de que algo não está funcionando bem naquela região. A perda momentânea de movimento é uma espécie de proteção da articulação da coluna e do sistema nervoso, criada pelo próprio organismo no momento da dor.

Dor na coluna lombar ou lombalgia: o que é?
É o conjunto de manifestações dolorosas que acometem a região inferior da coluna vertebral, coluna lombar, próxima à bacia. Pode vir de outros pontos do corpo – dor referida. Segundo dados divulgados pelo National Institute of Neurological Disorders and Stroke, dos Estados Unidos, aproximadamente 20% das pessoas afetadas por dor lombar irão desenvolver dores crônicas, que depois do resfriado comum, é o problema de saúde mais comum na população mundial.

Mas, o que causa dor na coluna?
Inúmeros fatores. Normalmente surgem após um grande esforço, levantamento de peso excessivo, uma postura incorreta, ou até por permanecer muito tempo na mesma posição, sem relaxar a musculatura. Além disso, temos a obesidade, a falta de atividade física e o tabagismo.

Nunca tive! Quais os sintomas da tal dor na coluna?
Se aguda, aparece subitamente, é intensa. Normalmente desaparece entre dias e quatro semanas, não requer tratamento imediato. Já a dor lombar crônica, menos intensa, pode permanecer por meses, com crises. Requer tratamento por profissionais especializados. Ocorre queimação, dificuldade para sentar e levantar, sensação de “choque”, incapacidade de ficar de pé, irradiação da dor para as pernas - ciatalgia.

Como evitar a dor na coluna?
A prevenção ainda é o melhor tratamento.

  • cuide do seu peso e evite a obesidade;
  • cuidado com a postura, tanto durante o dia ao desempenhar qualquer atividade, quanto ao dormir;
  • evite permanecer em pé, sentado ou curvado por longos períodos de tempo;
  • pratique exercícios;
  • caso trabalhe sentado, faça pequenas pausas a cada 50 minutos para caminhar e alongar a coluna;
  • não durma em colchão excessivamente mole ou duro;
  • beba muita água, hidrate-se sempre;
  • evite o cigarro.


A caminhada também, de trinta minutos, três vezes por semana, pode ajudar. No entanto, são necessários outros exercícios específicos, sob orientação profissional, para não sobrecarregar os discos - o Pilates, por exemplo,.


FELIPEtardivel 

FELIPE TARDIVEL BARBOSA CREFITO-3 188971/F
Fisioterapeuta Responsável pelo
ITC Vertebral Americana

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