A HISTÓRIA DO BANHO E SEUS EFEITOS TERAPÊUTICOS

A HISTÓRIA DO BANHO E SEUS EFEITOS TERAPÊUTICOS

Nunca foi tão bom banhar-se sob os efeitos relaxantes e atenuantes dos banhos terapêuticos. Uma prática adoravelmente saudável

A prática diária do banho como hoje conhecemos é produto dos costumes de diversos povos desde a mais remota antiguidade. Convido a entrarem na “cápsula do tempo” e curtir um tour cultural sobre a prática do banho. 

Estamos no Egito e achados arqueológicos revelam que esse povo foi o primeiro a fazer uso dos banhos. Para os egípcios banhar-se não era apenas para limpar o corpo – purificava a alma. Herdamos de Cleópatra os cuidados com a beleza, nos seus banhos regados a leite e mel. 

Na Grécia antiga os gregos tomavam banho por prazer e para manter uma vida saudável, motivados pela higiene, espiritualidade e práticas desportivas.

Iniciaram os banhos públicos, recomendados por médicos dados seus diferentes efeitos terapêuticos. 

Em Roma, com seus suntuosos complexos de banhos públicos, o banho transformou-se em momento de convívio social, para repouso e entretenimento.

Banhavam-se juntos imperadores e plebeus, crianças e idosos. Verdadeiros pontos de encontro, de discussões e de tomadas de importantes decisões político-sociais. 

Os árabes eram apreciadores dos banhos turcos perfumados. Por usarem aromas florais, foram associados a rituais amorosos. Banhar-se e perfumar-se demoradamente era uma questão de fé, uma preparação para a oração. 

Durante a idade média a cultura dos banhos foi proibida por questões religiosas. Reapareceu em 1930 nas áreas delimitadas a rios e somente após a segunda guerra é que as casas reconstruídas na nova Europa ganharam banheiro e água encanada. 

No Brasil, o banho se dá por prazer, limpeza física ou energética. Nós, da Pleno Ser, acreditamos que o estresse expõe as pessoas à ansiedade, angústia e medo - gera doenças físicas e emocionais. O conforto do nosso ambiente e os banhos terapêuticos por imersão, com ervas, sais e óleos essenciais, além de deixar o corpo limpo e cheiroso potencializam os efeitos terapêuticos dos banhos. 

A HISTÓRIA DO BANHO E SEUS EFEITOS TERAPÊUTICOS
(19) 99254.1104

Gostou? Compartilhe: