HARMONIZAÇÃO FACIAL E UM SORRISO MUITO BONITO

Rosalbo Da C. Bortoni | Silvia Helena Bortoni

HARMONIZAÇÃO FACIAL E UM SORRISO MUITO BONITO

Existem técnicas que, junto da reabilitação dental, proporcionam um sorriso perfeito.
 

A odontologia tradicional, por anos, teve como foco principal a intervenção intraoral para se alcançar a estética adequada do sorriso. O cirurgião dentista pode alterar a cor, formatos, posição dos dentes, realizar implantes, além de manipular tecidos moles e contornos gengivais. No entanto, as situações clínicas ainda ficam limitadas. Tais recursos são incapazes de devolver a harmonia e estética de um sorriso, pois existem outros elementos espaciais envolvidos, como os lábios e os músculos da face. 

O conceito de harmonização facial, na busca por uma face mais rejuvenescida e atrativa, é cada vez mais cobrado do cirurgião dentista. É ele quem vai planejar os tratamentos complementares relacionados com a mímica facial, além das reabilitações dentais.

Por exemplo, numa reabilitação oral com implantes, se o sorriso não favorecer, ou o lábio não apresentar simetria/volume adequados, o conjunto da obra não terá uma boa perspectiva. Por isso, cabe ao profissional realizar o tratamento mais apropriado, visando a melhor harmonia funcional, de forma assertiva e individualizada, no caso.

Os principais procedimentos, que visam integrar o tratamento dental e a estética orofacial, são o uso da toxina botulínica para ações musculares, como o sorriso gengival e outros, a mentoplastia, o lifting da face, escultura labial, bichectomia, lipoenzimática de papada, fios de PDO e uso de preenchimentos faciais. Tudo isso é a nova face e fase da odontologia. “A beleza estética não se baseia na ordem, mas na harmonia” Kant.

Gostou? Compartilhe: