MANCHAS DEVEM SER TRATADAS NO OUTONO/INVERNO

Raquel Caetano

MANCHAS DEVEM SER TRATADAS NO OUTONO/INVERNO

A melhor época do ano para o seu tratamento de pele.
 

Manchas de pele são marcas que costumam aparecer nas áreas mais expostas do corpo, como rosto, ombros, colo e dorso das mãos. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a maioria das manchas não surgem quando nascemos, mas sim com o passar dos anos. Na maioria dos casos, as manchas surgem por influ-ência de hábitos ruins, que fazem toda a diferença no seu desenvolvimento.

As sardas/efélides
São hereditárias, comuns em pessoas de fototipo mais claro, elas podem ocorrer também em peles morenas. Obrigatório o uso de protetor solar, pois a radiação pode desencadear o aparecimento, e, o escurecimento das pré-existentes. 

Manchas por hiperpigmentação pós-inflamatória
Iniciam-se a partir de uma inflamação, por exemplo, de uma acne/espinha, de uma queimadura e/ou picada de inseto. Conforme a pele fica exposta à radiação, ocorre a hiperpigmentação acastanhada no local. Evitar exposição solar local e usar filtro solar. Necessário tratar a inflamação primeiro, e em seguida a mancha que ficou instalada.

Melanose solar/mancha senil
São manchas adquiridas com o tempo, nas áreas mais expostas, face, pescoço, colo, tórax, ombros, braços e mãos. São provocadas principalmente pela exposição excessiva ao sol, sem o uso de proteção solar adequada. Se torna crônica por repetição da exposição. A mancha tende a voltar até com pequenas exposições, é necessária a manutenção do tratamento.

Melasma
Ocorre por predisposição genética, e na maioria das vezes a pessoa tem um familiar que também apresenta melasma. Ela evolui principalmente pela exposição ao sol, ou à luz visível, sem proteção, pela reposição hormonal, uso de anticoncepcional oral ou uso de DIU com hormônios. O melasma não tem cura, é necessário o seu controle através do gerenciamento da pele. Com a manutenção do tratamento para melasma, a mancha quase que desaparece por completo, porém, se tomar sol, ou deixar de usar o protetor solar, ela volta a aparecer.

A melhor época para a realização dos tratamentos é quando a temperatura está mais baixa, nas estações outono/inverno, onde a exposição solar também diminui bastante.

Os tratamentos dependem de uma avaliação, bem consistente, para detectar o tipo de mancha, a profundidade, as contraindicações e a rotina da pessoa. A melhor escolha pode combinar várias técnicas, com prescrição para o home-skincare e atendimentos em consultório, com ativos cosméticos anti-inflamatórios, de renovação celular e de ação despigmentantes. Também podem ser usados lasers e peelings.

Gostou? Compartilhe: