SABONETE LÍQUIDO OU EM BARRA: QUAL É O IDEAL PARA PELE?

SABONETE LÍQUIDO OU EM BARRA: QUAL É O IDEAL PARA PELE?

AS DIFERENÇAS E AS VANTAGENS DE CADA TIPO DE SABONETE

Por Bcbiz | Souvie 

Sabonete líquido ou em barra? Entender as suas características ajuda a ser mais certeiro no momento da compra. De acordo com a dermatologista, Giovana Alcantara, a principal diferença entre o sabonete em barra e o líquido é a forma como interagem com a pele por características específicas de cada tipo. Mas, qual é o mais indicado para atender as diferentes necessidades da pele? A especialista explica!

Sabonete em barra

O sabonete em barra pode ser usado por todos, mas nem todas as barras são iguais. “´Cada tipo de pele é único, então é preciso escolher o sabonete que funcione melhor para você. Algumas opções típicas de supermercados podem secar ou irritar a pele.  Por isso, recomendo optar por um sabonete em barra orgânico, que inclui ingredientes naturais amigáveis e minimiza as chances de irritações”, orienta Giovana.

Para a pele seca e desidratada, a dermatologista recomenda os sabonetes em barra mais suaves, com componentes calmantes. “Para aqueles com pele oleosa é importante escolher sabonetes específicos para seu tipo de pele que podem conter, por exemplo, ácido glicólico ou ácido salicílico, além de evitar lavagens excessivas”

Sabonete líquido

Giovana explica que, além dos agentes espumantes que proporcionam sensação de mimar a pele no banho, a versão líquida tem o pH mais próximo da pele, sendo uma opção propícia para todas as peles.  “Assim como o sabonete em barra, o sabonete líquido precisa ser escolhido de acordo com o tipo de pele pois, embora seja mais delicado, certos ingredientes de limpeza responsáveis pela espuma são a base de sulfato e tendem a irritar a pele sensível”, explica.

Para uma escolha segura e um ritual ainda mais especial, a expert chama a atenção para a escolha do sabonete, com base nos seus componentes. “É importante optar por sabonetes específicos, sendo eles em barra ou líquidos, desde que não contenham substâncias potencialmente agressivas”, explica.

Giovana afirma que ambos os tipos de produtos cumprem bem o papel de limpar a pele de sujeira, bactérias e outros acúmulos desagradáveis. “Quando se trata de escolher entre sabonete em barra ou líquido é preciso levar em consideração alguns aspectos como a idade do paciente, tipo de pele, região de uso e estilo de vida.  Mas, independentemente de ser em barra ou líquido, escolher opções mais naturais, oriundas da saboaria artesanal é o ideal. Essas trazem óleos essenciais, manteigas e outras substâncias que limpam, hidratam e ainda revigoram a pele, o que torna qualquer versão muito mais eficaz e saudável”, finaliza.

Gostou? Compartilhe: