A RELAÇÃO ENTRE UMA BOA ALIMENTAÇÃO E A PREVENÇÃO DO CÂNCER

A RELAÇÃO ENTRE UMA BOA ALIMENTAÇÃO E A PREVENÇÃO DO CÂNCER

Procure incluir mais frutas, verduras e legumes no seu arroz com feijão. Uma alimentação boa previne o câncer!

Câncer é a proliferação descontrolada de células anormais do organismo. As células normais do corpo vivem, se dividem e morrem de forma controlada. Para colaborarmos com esse padrão sadio de vida das nossas células podemos tomar algumas precauções quanto a nossa alimentação. 

Se existe alguma relação entre a alimentação e o câncer?
Sim. A alimentação tem sido associada com o processo de desenvolvimento de alguns tipos de câncer, principalmente os de mama, intestino, próstata, esôfago e estômago. Alguns alimentos protegem o organismo e outros aumentam o risco de surgimento da doença. Além disso, o peso de uma pessoa também tem relação com o câncer. 

Que alimentos previnem o câncer?
Frutas, verduras e legumes contêm nutrientes, tais como vitaminas e fibras, que auxiliam as defesas naturais do corpo. Procure consumir, no mínimo, cinco porções dentre frutas, legumes e verduras variadas - todos os dias. Lembre-se que vegetais como batatas, mandioca e inhame não entram nessa conta. Prefira carnes cozidas ou assadas. Brócolis, tomates, alho, cebola, frutas vermelhas, uva, chá verde.

Que alimentos aumentam o risco da doença?
Alguns tipos de alimentos, se consumidos regularmente durante longos períodos de tempo, podem transformar células saudáveis em células cancerosas. É o caso de alimentos gordurosos, salgados e enlatados. Por isso, procure evitar frituras, carnes com gordura aparente e embutidos como lingüiças, salsichas, salames, presuntos e blanquet - dentre outros.

Como o peso do corpo está ligado ao câncer?
Já está comprovado que estar acima do peso aumenta as chances de uma pessoa desenvolver câncer. Por isso é importante controlar o peso por meio de uma boa alimentação e manter-se ativo.

Há alguma outra dica relacionada à alimentação?
Sim. É importante a mulher grávida saber que a amamentação reduz o risco de bebês se tornarem crianças obesas. Além disso, mães que alimentam seus filhos exclusivamente com leite materno até os seis meses têm menor chance de ter câncer de mama.

Fonte: http://www1.inca.gov.br/inca/Arquivos/alimentacao.pdff | Divisão de Comunicação Social - INCA / 2012

Conheça dez passos para uma alimentação adequada e para a manutenção das suas células saudáveis.
Visando a manutenção de peso saudável e a prevenção de obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes tipo dois, osteoporose e outras...

1. Consuma alimentos variados, em quatro refeições ao dia. Pular refeições não emagrece e prejudica a saúde;

2. Mantenha um peso saudável e evite ganhar peso após os vinte anos. Evite também o aumento da cintura;

3. Faça atividade física simples todos os dias. Inclua na sua rotina andar a pé, subir escada, jogar bola, dançar, passear e outras atividades;

4. Coma arroz e feijão todos os dias acompanhados de legumes e vegetais folhosos;

5. Coma quatro a cinco porções de frutas e semelhantes, todos os dias, na forma natural;

6. Reduza o açúcar. Evite tomar refrigerantes.

7. Para os lanchinhos coma frutas ao invés de biscoitos, bolos e salgadinhos;

8. Coma pouco sal. Evite alimentos enlatados e produtos como salame, mortadela e presunto - que contêm muito sal. Evite adicionar sal à comida já preparada. Aumente o uso de alho, salsa e cebolinha. Alimentos ingeridos na sua forma natural como feijão, arroz, frutas, grãos e verduras têm pouquíssimo sal;

9. Use azeite no preparo de bolos, tortas e refeições;

10. Tome leite e coma produtos lácteos com baixo teor de gordura, pelo menos três vezes por dia.

Fonte: Sichieri, R.; Coitinho, D. C.; Monteiro, J. B.; Coutinho, W. F.; Recomendações de Alimentação e Nutrição Saudável para a População Brasileira. Arquivo Brasileiro Endocrinologia Metabólica. São Paulo. 2000: v. 44, n.3.

 

E os suplementos alimentares na prevenção do câncer?
Os suplementos alimentares são produtos com propriedades destinadas a complementar a dieta alimentar costumeira, que, devido suas características ativas, só devem ser consumidos sob orientação profissional. Muitos deles são eficientes quando se está vivenciando os efeitos da patologia instalada.

A RELAÇÃO ENTRE UMA BOA ALIMENTAÇÃO E A PREVENÇÃO DO CÂNCER

Goji Berry. É considerada um superalimento, pois além de ser ótima fonte de antioxidantes é fontes de minerais e vitaminas como zinco, ferro, cobre, cálcio, selênio e fósforo e das vitaminas B1, B2, B6, C e E. Contribui para a prevenção do envelhecimento precoce da pele e desenvolvimento de doenças - como câncer. 
Fonte: Mundo Verde

A RELAÇÃO ENTRE UMA BOA ALIMENTAÇÃO E A PREVENÇÃO DO CÂNCER

Freekeh. É o grão do trigo colhido ainda verde e tostado, com muitas fibras, proteínas e antioxidantes. É fonte de cálcio, ferro, potássio, magnésio e zinco. Atua no combate aos radicais livres que além de retardar o envelhecimento precoce da pele também contribuem para a prevenção do desenvolvimento de câncer e outras doenças degenerativas. Pode ser colocado em sopas, saladas e ou com pratos finos - enriquece o sabor e tem valores nutricionais necessários ao corpo.
Fonte: Mundo Verde

A RELAÇÃO ENTRE UMA BOA ALIMENTAÇÃO E A PREVENÇÃO DO CÂNCER

Omega 3. Rico em ácidos graxos (EPA e DHA) atua na prevenção através da diminuição da produção de radicais livres (ação antioxidante), inibi a carcinogênese, retarda o crescimento de tumores e aumenta a eficácia da radioterapia e de drogas quimioterápicas.
Fonte: Flor de Lis

A RELAÇÃO ENTRE UMA BOA ALIMENTAÇÃO E A PREVENÇÃO DO CÂNCER

Blue Berry ou Mirtilo. Fruta rica em fibras, vitaminas, sais minerais e antioxidantes. A fruta da longevidade. Possui alto poder de prevenção de radicais livres, é antiinflamatório e estimulante para o sistema de imunidade. Sua alta concentração de vitamina C e antioxidantes atua na prevenção do câncer e de outras doenças.
Fonte: Flor de Lis


E os fitoterápicos?
Os fitoterápicos indicados com orientação médica ou farmacêutica para portadores da patologia.

A RELAÇÃO ENTRE UMA BOA ALIMENTAÇÃO E A PREVENÇÃO DO CÂNCER

O TURMERIC, planta de nome científico Curcuma longa L, é um antioxidante, um antimicrobiano, um estimulador das funções digestivas, e, com fator quimiopreventivo. Bastante conhecida e explorada pela medicina asiática tradicional, amplamente utilizada como digestivo, carminativo, antiespasmódico, antioxidante, antidiarreico, diurético, excitante, nas doenças do fígado, como tônico no tratamento de úlceras, no tratamento de tosses e resfriados comuns e como pomada na cicatrização de feridas. Aparece associada à atividade anti-parasítica, anti-HIV e antitumoral em diversas publicações. Vários outros estudos têm confirmado as atividades antioxidantes, antinflamatórias, antimicrobianas e anticancerígenas da cúrcuma. Tem as principais classes de metabólitos responsáveis pelas propriedades nutracêuticas, do rizoma da cúrcuma, seguidos dos óleos voláteis zingibereno, felandreno, cineol, sabineno e borneol. 
Fonte: Farmácia de Manipulação Mônica Cadaval.

A RELAÇÃO ENTRE UMA BOA ALIMENTAÇÃO E A PREVENÇÃO DO CÂNCER

O SEME GLYCINE MAX tem a substância ativa denominada isoflavonas. Possui ação farmacológica com atividade estrogênica e antiestrogênica, antioxidante, antiproliferativa, anti-angiogênica e anti-inflamatória. A dosagem e periodicidade são através de indicação médica, por se tratar de tratamento para a prevenção do câncer. São cápsulas feitas e fornecidas exclusivamente sob orientação desse profissional especialista.
Fonte: Pharmacia Saúde

Gostou? Compartilhe: