A TECNOLOGIA NO TRATAMENTO DA COLUNA VERTEBRAL

Bruno Mantovani de Barros

A TECNOLOGIA NO TRATAMENTO DA COLUNA VERTEBRAL

Técnica e equipamentos aliados para tratar a famosa e dolorosa hérnia de disco.

Noto no meu dia a dia que os pacientes não têm o costume de cuidar de forma adequada da sua coluna vertebral. E isto ocorre muitas vezes por que eles não sabem o que é bom e o que é ruim para a coluna. Devemos estar atentos a todas as atividades que fazemos durante o dia, no intuito de proteger a nossa coluna. Atividades simples podem, no longo prazo, por sua repetição, prejudicar ou aumentar o desgaste das estruturas da coluna vertebral.

A coluna vertebral é constituída por trinta e três vértebras, que se unem por meio dos discos intervertebrais. Esses discos são formados por um núcleo com aparência gelatinosa, chamado núcleo pulposo, revestido por um anel de fibras. Quando um desses discos, que têm a função de amortecer os impactos sofridos pela coluna, se rompe, há a saída de núcleo pulposo, dando origem a hérnia de disco.

A maioria das hérnias discais aparecem na região lombar, por ser esta a área da coluna que mais se movimenta, podendo, entretanto, aparecer hérnias de disco nas regiões cervicais e torácicas - nesta última, em menor proporção. A dor de uma hérnia na região lombar pode irradiar para pernas e pés. Já a hérnia cervical pode gerar uma dor que irradia para os braços, mãos e dedos. Além da dor, o paciente também pode sentir formigamento e dormência nos membros.

Como principais fatores de risco para o desenvolvimento de uma hérnia, podemos apontar a predisposição genética, o envelhecimento, o sedentarismo, excesso de peso e tabagismo. Trabalhos repetitivos, que envolvam carregar ou levantar peso, podem também favorecer o surgimento de hérnias de disco. 

A boa notícia quanto ao tratamento é que a imensa maioria dos casos não necessita de cirurgia.

O objetivo do Universo da Coluna sempre foi buscar um diferencial quando se fala de fisioterapia. Criamos um protocolo único, atualizado, proporcionando o que existe de mais avançado em nível internacional para nossos pacientes. Encontramos na quiropraxia, técnica americana consagrada da terapia manual, um maravilhoso recurso para proporcionar alívio das dores articulares. Quando somada com as mesas de tração computadorizadas para coluna vertebral, estas também americanas e de última geração, contribuem muito favorecendo ótimos resultados terapêuticos no tratamento tanto da hérnia lombar e cervical como das mais diversas patologias assemelhadas ou outros motivos causadores da dor. 
 

Gostou? Compartilhe: