A ansiedade e a depressão estão presentes em grande parte da população, são altamente prevalentes na sociedade, e consideradas grandes males do século XXI.
A ansiedade e a depressão estão presentes em grande parte da população, são altamente prevalentes na sociedade, e consideradas grandes males do século XXI.
Mas, o que é ansiedade? O que é depressão?
A ansiedade é uma sensação de apreensão, nervosismo, de medo. Pode estar acompanhada de dores abdominais, vertigem, diarréia, dor de cabeça, tensão muscular, respiração acelerada, transpiração e dificuldades para dormir. Já a depressão pode ser descrita como uma sensação de tristeza, infelicidade, abatimento ou pesar por um longo período. Seus sintomas incluem: desânimo constante, problemas para dormir ou excesso de sono, fadiga e falta de energia, sensação de inutilidade e culpa inapropriada, pensamento recorrente sobre morte e suicídio, além de baixa autoestima e outras sensações e sintomas, como alterações na fome, no humor, na memória e no sono.
Além do tratamento medicamentoso e psicológico para os casos temos a acupuntura – importante técnica natural e sem efeitos colaterais. A acupuntura, através da inserção de agulhas em pontos específicos, trabalha para estimular terminações nervosas interferindo na produção das substâncias neuroquímicas, tais como a serotonina, neurotransmissores e outras. Visa harmonizar a circulação dessas substâncias e energia pelo corpo. A sessão de acupuntura dura cerca de 30 minutos. O número de sessões depende de cada organismo e suas respectivas respostas.
Nesta técnica, oriunda da Medicina Tradicional Chinesa, os órgãos e vísceras estão associados às emoções como se mostra na tabela abaixo. Sentir tais emoções por tempo demasiado fere os respectivos órgãos. Daí a importância de se conhecer a correlação e de se fazer o acompanhamento.
Fabiana Boen CREFITO 95144
Fisioterapeuta e Acupunturista
(19) 3044.4100