ESTÍMULOS PSICOPEDAGÓGICOS QUE PODEM MUDAR O SEU FILHO

Silvia Regina Moretto Da Silvia

ESTÍMULOS PSICOPEDAGÓGICOS QUE PODEM MUDAR O SEU FILHO

Dificuldade de aprendizagem, de atenção, transtornos na escrita e leitura sempre estiveram presentes no desenvolvimento humano.
 

Atualmente, a ênfase, as pesquisas e os estudos destes aspectos auxiliam nossa compreensão, facilitam a busca de recursos, e simplificam a vida diária.   

Um aspecto que podemos identificar nesses processos é a capacidade cerebral, que exerce ampla função na aprendizagem e na resolução de problemas – é a flexibilidade cognitiva.  Permite ao indivíduo escolher uma estratégia e executá-la, para adaptar-se às novas situações.    

Podemos e devemos iniciar os estímulos aos processos mentais básicos desde cedo, uma vez que as ricas e positivas experiências na infância serão a mola propulsora para uma aprendizagem significativa e de sucesso no futuro. O desenvolvimento e o resultado satisfatório com esses processos mentais dependem da qualidade, quantidade e frequência de estímulos que a pessoa receberá – em cada fase.    

ESTÍMULOS PSICOPEDAGÓGICOS QUE PODEM MUDAR O SEU FILHO
ESTÍMULOS PSICOPEDAGÓGICOS QUE PODEM MUDAR O SEU FILHO

Outro aspecto são as funções executivas, referem-se aos processos cognitivos necessários para planejar e direcionar atividades, executar ações, controlar movimentos e a regulação emocional.    

Essas habilidades ainda estão ligadas à nossa capacidade de iniciar ações, sustentar atenção, e muito mais.    

No Espaço Psicopedagógico você pode contar com os seguintes procedimentos: avaliação psicopedagógica, terapias de intervenção e mediação individuais, orientação aos pais e responsáveis e à equipe escolar também.    

As atividades práticas aplicadas são baseadas na intervenção cognitiva, e, na aprendizagem mediada. Se dão com ações envolvendo atos de planejar, organizar, criar estratégias, memorizar, manusear tempo e espaço, dentre outras.

Gostou? Compartilhe: