VOCÊ USA FONE DE OUVIDO COM FREQUÊNCIA?

Luciana Ramos

VOCÊ USA FONE DE OUVIDO COM FREQUÊNCIA?

O USO CONSCIENTE É IMPORTANTE PARA A SAÚDE AUDITIVA

É super comum hoje você andar com os fones de ouvido para cima e para baixo, seja para ir ao trabalho, durante o expediente, para fazer os exercícios físicos, são inúmeras as ocasiões.

Mas o uso cada vez mais frequente dos fones de ouvido tem sido um dos responsáveis pelo distúrbio chamado Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR).

Ou seja, a exposição a sons de intensidade elevada por longos períodos pode causar perdas auditivas irreversíveis. Por isso é preciso ter cuidado com o uso prolongado desses dispositivos, para evitar que esses problemas se tornem mais graves com o passar do tempo.

Perdas causadas por ruído em regra resultam em lesões que afetam as frequências agudas – som mais “fino”. Essa perda é a responsável na maioria das vezes pela queixa “eu escuto, mas não entendo”. E aí começam os “Ah?”. Este tipo de perda, assim como outras, pede o uso de aparelhos reguladores com recursos específicos para cada caso.

Você não precisa deixar de usar os fones de ouvido, mas utilizá-los de uma forma mais consciente. Uma dica que damos é que você mantenha um volume razoável (não mais que 70% a 80% do máximo) e fazer intervalos entre as audições são formas de diminuir os impactos na saúde auditiva e manter uma relação saudável com a música.

Gostou? Compartilhe: