HÉRNIA DE DISCO E PROCESSO INFLAMATÓRIO

Bruno Mantovani de Barros

HÉRNIA DE DISCO E PROCESSO INFLAMATÓRIO

Descubra como a hérnia de disco pode causar irradiação para as pernas.

A dor na coluna lombar com irradiação para as pernas pode estar associada à hérnia de disco. Entenda mais sobre como esse sintoma pode ter a origem na sua coluna.

HÉRNIA DE DISCO E PROCESSO INFLAMATÓRIO

Como ocorre a hérnia de disco?
Pequenas alterações na posição das vértebras, juntamente com posturas inadequadas adotadas no dia a dia, geram alterações da pressão sobre o disco intervertebral. Essa sobrecarga na coluna rompe fibras dos anéis do disco, fazendo com que o núcleo do disco se projete para dentro do canal medular ou em direção a raiz nervosa, lateralmente.

Por que algumas hérnias lombares geram irradiações para pernas e outras não?
Isso depende de alguns fatores, como o tamanho da hérnia e o estágio que ela está, a direção que a hérnia se projeta e o tamanho da resposta inflamatória local.

Quando o núcleo do disco intervertebral comprime a raiz nervosa, o material inflamatório produzido pela compressão vai pelo trajeto do nervo, alterando a condução nervosa e gerando a sintomatologia conhecida como ciatalgia.

Como a quiropraxia e as mesas de tração podem ajudar?
A associação dessas técnicas visa corrigir as alterações no posicionamento das vértebras, devolvendo a mobilidade e retirando a pressão sobre o disco intervertebral, descomprimindo assim a raiz do nervo ciático. Todos esses benefícios proporcionam alívio dos sintomas.

 

Sinais e sintomas da hérnia de disco lombar:
• dor que aumenta ao ficar sentado e ou inclinar-se para frente;
• dor que aumenta ao tossir e espirrar;
• espasmo da musculatura lombar;
• irradiação para as pernas, unilateral ou bilateral, com dor, sensação de formigamento, perda de sensibilidade, perda de força e câimbras.

Gostou? Compartilhe: