HÉRNIA DE DISCO: TRATAMENTO NÃO CIRÚRGICO ALIADO COM A TECNOLOGIA.

Bruno Mantovani de Barros

HÉRNIA DE DISCO: TRATAMENTO NÃO CIRÚRGICO ALIADO COM A TECNOLOGIA.

A nossa coluna é composta por 24 vértebras mais o sacro, o cóccix e os dois ílios. É responsável pelo suporte, mobilidade e proteção do corpo.

Entre cada vértebra existe um disco cartilaginoso que funciona como amortecedor e que ajuda na mobilidade - amortecer as cargas e estabilizar o movimento entre as vértebras. O disco é formado por uma parte bem gelatinosa denominada “núcleo pulposo” e é rodeado por uma estrutura fibrosa, o “anel fibroso”.

O disco intervertebral jovem é extremamente úmido. Mas com o passar dos anos, essa umidade vai desaparecendo levando então à desidratação discal e à degeneração. O disco se torna rígido, não absorve impacto e acelera o desgaste natural das vértebras.

As tensões repetidas (trauma, acidente, má postura, levantamento de peso de forma indevida), tendem a degenerar as fibras, deformar e ou romper o anel fibroso, permitindo “vazar” a porção central – o núcleo pulposo. Portanto, uma hérnia de disco é formada quando a porção central do disco (núcleo pulposo) comprime o anel fibroso, comprimindo a medula ou uma de suas ramificações nervosas.

HÉRNIA DE DISCO: TRATAMENTO NÃO CIRÚRGICO ALIADO COM A TECNOLOGIA.

Como hérnias se formam por anos de estresse mecânico, é importante lembrar que para a “cura” ser completa se faz necessário a mudança dos hábitos que criaram o problema. Tomar medicamentos que mascaram os sintomas, sem corrigir o problema, seria como desligar o alarme da casa sem tirar o ladrão. Na maioria dos casos de hérnia de disco a cirurgia é desnecessária.

HÉRNIA DE DISCO: TRATAMENTO NÃO CIRÚRGICO ALIADO COM A TECNOLOGIA.

Quiropraxia instrumental

Tratamento Não Cirúrgico

A Quiropraxia, técnica de terapia manual, especialidade do fisioterapeuta, tem como objetivo reduzir a pressão que as vértebras exercem sobre os discos, ajudar a restabelecer o movimento normal e diminuir o processo inflamatório local. Os ajustes são feitos de forma manual ou utilizando um instrumento de ajuste. É tratamento livre para qualquer idade. A grande maioria dos pacientes tem evitado cirurgias ou abandonado a dependência de analgésicos. 

Tecnologia
A MESA FLEX-TRAC 500z possui alta tecnologia médica e propicia um alongamento (descompressão) dos discos e estruturas moles da coluna (ligamentos e músculos), facilitando o fluxo de fluidos e nutrientes, reativando assim o metabolismo discal.

O aumento do espaço intervertebral, com diminuição da pressão exercida no disco e, consequente, liberação do nervo pinçado, resulta em melhora no quadro de dor.

O paciente permanece deitado durante o tratamento. A mesa é capaz de ser ajustada para que o tratamento seja completamente indolor.

Gostou? Compartilhe: