MARKETING OLFATIVO

Cássia Barbosa

MARKETING OLFATIVO

A utilização do marketing olfativo em consultórios e clínicas.
 

Estudos científicos demonstram que o ser humano lembra-se de mais de 35% daquilo que cheira, mais de 5% do que vê e 2% do que ouve. A nossa memória consegue lembrar mais de 10.000 aromas diferentes e no entanto reconhece apenas 200 cores.

Você já ouviu falar de marketing olfativo? 
Trata-se de uma poderosa ferramenta de marketing cujo objetivo é que uma fragrância remeta à sua marca, fortalecendo assim o conceito que a empresa pretende transmitir aos seus clientes e/ou usuários.

Há diferentes aromas a serem utilizados, dependendo da proposta do ambiente. Através da aromatização você consegue deixar um ambiente calmo e tranquilo, o seu cliente poderá até ficar algum tempo na sala de espera aguardando o atendimento, mas a experiência será extremamente agradável.

Em outros casos, quando o ambiente necessita que o fluxo do atendimento seja mais dinâmico, é possível escolher aromas que provoquem essa reação nos usuários. É possível influenciar positivamente nas emoções dos clientes através dos aromas.

Para que você tenha resultados efetivos com o marketing olfativo no seu espaço, duas coisas são essenciais:
1. Um olhar cuidadoso de um profissional sobre o ambiente. Os aromas são a “cereja do bolo”, aliados a um ambiente bonito, bem cuidado e harmonioso - especialmente na escolha das cores - farão toda a diferença no sentimento do seu cliente;
2. Constância. Após a escolha do aroma e por quais formas o seu ambiente será aromatizado, a constância na utilização dos mesmos é fundamental para que o seu cliente relacione o aroma ao seu espaço. Será criada uma memória olfativa - mas esse é um tópico para uma próxima matéria.

Quer saber qual aroma é o mais adequado para o seu ambiente? Entre em contato, será um prazer conversar com você.

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