O QUE SERÁ ESSA DOR ABAIXO DA LOMBAR?

Bruno Mantovani de Barros

O QUE SERÁ ESSA DOR ABAIXO DA LOMBAR?

Sacroilíaca, estrutura músculo esquelética fundamental, de difícil diagnóstico patológico.
 

A estrutura sacroilíaca pode ser uma fonte de dor na região lombar baixa e nádegas – chega acometer até 15% da população atual.  Ao contrário de outras articulações do corpo, ela executa poucos movimentos, mas tem uma função fundamental na nossa sustentação, suporta e transfere o peso, os solavancos, entre o tronco e as pernas, como um poderoso sensor suporte entre a parte superior e a parte inferior do corpo.

Quando estamos parados, seja sentado ou na posição em pé, a soma do peso do nosso tronco, braços e cabeça está depositada sobre a cintura pélvica, e essa distribui o peso para os membros inferiores. E quando estamos em movimento, correndo, descendo escadas ou pulando, ocorre uma transferência dinâmica, dupla, de baixo para cima e de cima para baixo, dos membros para o tronco/coluna e vice e versa – e aí está a estrutura sacroilíaca.

As razões para o surgimento de dor nessa região são as mais diversas, pode vir após alguma lesão traumática, pela má postura, sobrepeso, sedentarismo, resultado de artrite degenerativa, gravidez ou oriunda de inflamação mesmo – a sacroileíte.

É patologia dessa articulação, e normalmente gera dor e desconforto no final da coluna. O diagnóstico da dor sacroilíaca é muito difícil, porque as queixas de dor do paciente em geral são muito similares as queixas de pacientes com dor na coluna lombar. No entanto a dor sacroilíaca típica raramente localiza-se acima da vértebra L5, e, geralmente é mais intensa em um dos lados da bacia.

Frequentemente há um desnível na articulação do quadril, o que geralmente é agravado pela diferença de comprimento das pernas, quando uma está alguns centímetros maior que a outra. Essa alteração leva a uma compensação em toda a estrutura corporal, inclusive nas articulações da coluna/sacro, levando à persistência da sacroileíte.

Os sintomas da sacroileíte incluem:
a)Sensação de dor na região sacro/coluna vertebral. Dor profunda, na parte superior do bumbum. Pode irradiar para a coxa;
b) Por vezes há dor em região lombar/quadril;
c) Dor frequente, presente mesmo durante o repouso;
d) Pode piorar após repouso prolongado. Mais intensa ao acordar;
e) Dor ou desconforto nos joelhos;
f) Contraturas no “fundo das costas”/próximo à articulação sacroilíaca;
g) Febre, quando causada por infecção.

Gostou? Compartilhe: