Considerado um tratamento inovador, a Clínica Daniele Schiavon traz para Americana a Terapia por Ondas de Choque - TOC.
Em 1980 surge na medicina a primeira Litotripsia com o uso de ondas de choque - tratamento não invasivo para fragmentar cálculos renais. Observou-se que esse tratamento gerou alterações musculoesqueléticas benéficas. Desde então, os pesquisadores passaram a modificar e verificar o efeito dessas ondas, para tratar diferentes tecidos do corpo humano.
No ano 2000 a TOC foi aprovada pelo Food and Drug Administration – FDA, dos EUA, e em 2005 começou a ser usada na área de estética com autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA.
O método é feito com o Intelect Shockwave, da Chatanooga, que produz ondas de choque radiais, geradas através de um sistema pneumático que produz ondas sonoras divergentes. Essa energia age nos tecidos do corpo humano e como resposta biológica ocorre um aumento da proliferação das células, com o aumento da circulação sanguínea, por onde se inicia o descarte acelerado das células velhas ou fracas.
Ao alterar o meio químico, as células geram radicais livres e liberam substâncias que ajudam a inibir a dor e as inflamações. É um tratamento não invasivo, para dores crônicas do sistema musculoesquelético como ossos, ligamentos, tendões e pele.
Algumas das patologias indicadas para o tratamento com as ondas de choque são:
- Quadris: bursite trocantérica, tendinite de glúteos;
- Ombros: bursite subracromial, síndrome de manguito rotador, tendinite do supra e infra espinhal e artrose acromioclavicular;
- Joelhos: tendinite patelar, síndrome de pata de ganso, síndrome fêmoropatelar;
- Tornozelo e pé: tendinite do calcâneo, fasceíte plantar, lesões ligamentares;
- Cotovelos: epicondilites - cotovelo de tenista;
- Coluna: cervicalgia, dorsalgia e lombalgia.
As sessões são rápidas, indolores e logo nas primeiras podemos obter um resultado satisfatório. As ondas de choque também podem ser aplicadas na estética, para o tratamento da celulite e gordura localizada. Ele promove a destruição das células de gordura e tem ótimos resultados - especialmente se associada à criolipólise.
Alertamos que o tratamento deve ser acompanhado por profissionais qualificados, em clínicas especializadas e que os resultados podem variar de acordo com a evolução clínica de cada paciente.