A ESCLEROTERAPIA E SUA EFICÁCIA NO TRATAMENTO DOS VASINHOS

Luciana M. Forti

A ESCLEROTERAPIA E SUA EFICÁCIA NO TRATAMENTO DOS VASINHOS

Escleroterapia ou “aplicação nos vasinhos”, ou “secagem“ dos vasos, é a eliminação de veias varicosas por meio da aplicação de um remédio que vai fazer com que a veia “seque”, em termos médicos: vai provocar a esclerose do vaso.
 

A ecoescleroterapia com espuma é a aplicação de uma medição, guiada pelo ultrassom, em uma determinada veia que não esteja mais funcionando adequadamente, uma varizes, com o objetivo de “ secar” a veia.

O medicamento mais utilizado na escleroterapia com espuma ecoguiada é o polidocanol. A utilização da ecoescleroterapia com espuma, para tratamento de varizes tem ganhado popularidade nos últimos anos. Os primeiros relatos do uso de espuma na escleroterapia foram realizados por Orbach, em 1944. Essa técnica foi usada apenas para veias varicosas pequenas e médias e foi pouco utilizada, até que Cabrera desenvolveu sua técnica de microespuma. Os trabalhos de Cabrera permitiram o aprimoramento da ecoescleroterapia, ampliando suas indicações e usos. 

A escleroterapia com espuma é um procedimento seguro e eficaz, com baixo índice de complicações, que tem sido utilizado para o tratamento de varizes e que oferece resultados semelhantes aos da cirurgia. Além disso, a escleroterapia é um procedimento relativamente barato, minimamente invasivo e que pode ser repetido várias vezes no caso de recorrência das varizes.

Acredita-se que a eficácia, a simplicidade, a economia e as variadas possibilidades de aplicação façam da escleroterapia uma modalidade de tratamento atrativa e eficaz, além de possibilitar o tratamento de pacientes que não tinham acesso ou tinham contraindicações ao procedimento cirúrgico. A escleroterapia com espuma ainda é um procedimento pouco divulgado no cenário nacional, embora exista vasta literatura, mas por todos os motivos citados, sua prática vem crescendo e promete revolucionar a qualidade de vida da população que sofre com a doença varicosa, cuja prevalência é alta em todo mundo, atingindo principalmente as mulheres. Venha fazer uma avaliação na saúde de suas pernas, estamos aguardando com o que há de mais inovador no tratamento das varizes.

Gostou? Compartilhe: