ATENDIMENTO ÀS MULHERES, EM TODAS AS FASES DA VIDA

Lúcia Seléto

ATENDIMENTO ÀS MULHERES, EM TODAS AS FASES DA VIDA

E muita satisfação, que se repete a cada dia…
 

Quando eu estava no quinto ano da faculdade de medicina tive minha primeira aula de obstetrícia e, naquele exato momento, decidi qual seria minha especialidade. Durante o curso de medicina eu me identifiquei com várias especialidades, tinha dúvidas de qual seguir. Mas depois daquela aula me encantei totalmente pela obstetrícia, uma especialidade linda e gratificante. Eu decidi que seria ginecologista e obstetra!

Ao longo dos estudos e do início da minha carreira percebi logo que ser ginecologista e obstetra não era só uma vida de alegrias. Essa área da medicina, também tinha suas graves complicações e seus momentos de angústia. Mas nunca desanimei, estudava e me dedicava muito e a energia para trabalhar e dar plantão surgia nem sei de onde.

São muitos anos atendendo mulheres em todas as fases das suas vidas: infância, adolescência, vida adulta, gravidez, climatério, menopausa e terceira idade. O contato diário com essas pacientes me ensinou muito, coisas que livros e cursos não ensinam: valorizar a escuta, a sensibilidade e o acolhimento. 

Pelas pacientes que passaram e ainda vão passar pela minha vida eu me reciclo e estudo cada vez mais. Sou especialista em ginecologia e obstetrícia e me especializei em patologias do colo do útero e tratamento do HPV. Com o passar dos anos atendendo dentro do meu consultório percebi uma carência das pacientes no acompanhamento em relação a sexualidade, o que me levou a fazer uma pós graduação nessa área, na USP.

Há quase vinte e oito anos esse é meu trabalho, todos os dias. É atender, diagnosticar e tratar uma doença ou distúrbio ginecológico. É o acompanhar gravidezes de alto ou baixo risco, e fazer partos. É orientar, esclarecer e acolher as mulheres em todas as suas necessidades.

Sempre procuro orientar as minhas pacientes que, muito melhor do que tratar e curar uma doença, é se prevenir. Mostro à elas que a idade vai chegar para todas nós, e, o que podemos fazer para viver bem é ter um corpo e mente saudáveis. Isso se consegue com prevenção, com visitas regulares - mas não exageradas! - ao seu médico de confiança.

E ser saudável não é somente uma questão de acompanhamento médico. Também são muito importantes: a nossa espiritualidade, o fazer o que nos dá prazer, o ignorar comentários maldosos, perdoar, namorar e passar momentos alegres com quem mais gostamos.

É uma grande realização profissional atender, ajudar e acolher todas as pacientes que procuram meu consultório. A cada dia de trabalho tenho certeza de que fiz a escolha certa.

Gostou? Compartilhe: