BALÃO INTRAGÁSTRICO E UM NOVO ESTILO DE VIDA

BALÃO INTRAGÁSTRICO E UM NOVO ESTILO DE VIDA

O balão intragástrico (BI), é um procedimento médico que visa o combate à obesidade. Consiste na introdução de um balão de silicone no estômago através de uma endoscopia digestiva. É um procedimento de baixa complexidade, que requer apenas sedação leve.

O objetivo do balão intragástrico é a redução do apetite pelo aumento da saciedade percebida. Ele estimula receptores do fundo gástrico que sinalizam para o sistema nervoso central “avisando” da saciedade precoce. Este mecanismo leva a diminuição do volume de alimentos ingeridos e à consequente diminuição do aporte calórico: perda de peso com redução da obesidade. 

O balão intragástrico é recomendado para as pessoas com sobrepeso, como também pessoas que já tentaram outros métodos de tratamentos – medicamentos, nutrição e atividades físicas – e não tiveram resposta satisfatória. Pode ser usado para obesos que têm intolerância aos medicamentos correlacionados à obesidade e outras doenças pré-existentes. 

As principais vantagens estão na facilidade e segurança da colocação, reversibilidade, uma vez que o balão intragástrico pode ser retirado a qualquer momento, no baixo risco de complicações, na possibilidade de se repetir o procedimento o quanto necessário e no fato de promover o emagrecimento sem uso de medicamentos moderadores de apetite não tolerados pelo organismo. 

A perda média de peso esperada com a colocação do BI está entre 12 e 20%.  A perda depende do peso inicial do paciente, da adaptação, do volume de preenchimento, da disposição emocional para mudanças, da adesão ao controle clínico e nutricional, do grau de atividade física e do metabolismo basal. Em geral, uma perda de 10% é considerada um bom resultado inicial. A disposição em acatar algumas recomendações médicas é essencial para um bom resultado.

BALÃO INTRAGÁSTRICO E UM NOVO ESTILO DE VIDA
Dr. Adriano Gelmini CRM 100219 | Clínico e Cirurgião do Aparelho Digestivo

Gostou? Compartilhe: