Para ajudar a resolver os possíveis problemas inerentes ao procedimento, coisas mais simples e consagradas no meio acadêmico médico já se encontram disponíveis no mercado - e totalmente acessíveis para o bolso do cliente. Estamos falando de “termo ablação por radiofreqüência de veias safenas”. Um método minimamente invasivo, com poucos cortes e de cicatrização muito rápida. Consiste na colocação de um cateter dentro da veia safena através de uma única incisão, de cerca de três milímetros, conforme se pode observar nas imagens ilustrativas.
Por este cateter introduzido se libera um tipo de energia capaz de queimar a veia, com precisão e segurança médica, fazendo com que esta veia deixe de prejudicar a circulação sanguínea pelo respectivo membro – perna direita ou esquerda. Este tratamento é realizado com o auxílio da ecografia vascular (ultrassom) que permite a visualização da veia e do cateter introduzido através da pele. Pode-se realizar o procedimento com anestesia local.
Dentre os benefícios deste método quando comparado com métodos tradicionais podemos destacar:
• recuperação mais rápida;
• menor ocorrência de inchaços, hematomas e dores no membro inferior operado;
• retorno precoce às atividades de trabalho e esportivas;
• menor tempo de cirurgia (cerca de 30 minutos);
• possibilidade de anestesia local;
• alta hospitalar no mesmo dia do procedimento.
Na cirurgia tradicional para veias safenas são necessárias no mínimo duas incisões - que são realizadas com cerca de cinco centímetros de tamanho cada uma. Por aí se retira a veia com um guia que será tracionado manualmente pelo médico. É inevitável um perceptível trauma no local e a dor relativamente prolongada no pós-operatório. São estes reflexos presentes nos tratamentos que vêm sendo minimizados com a implementação de novas técnicas médicas – como é o caso da nossa termo-ablação.
Médico Cirurgião Vascular CRM 100.476
Graduação e Residência em Cirurgia Vascular pela UNICAMP
Título de especialista em Cirurgia Vascular pela SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular)
Certificado de Área de atuação em Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular pela SBACV