DICAS DA ESPECIALISTA. VARIZES NÃO.

Luciana M. Forti

DICAS DA ESPECIALISTA. VARIZES NÃO.

As melhores formas para você prevenir e/ou tratar as incômodas varizes.

Como super dicas para nossos leitores seguem alguns “protocolos” para serem aplicados no dia a dia. Tudo isso lhe trará excelentes resultados com a saúde das suas pernas, e do seu corpo.

Fique de olho na balança.
Após irrigar as pernas, o sangue passa pelo abdome antes de retornar ao coração. Se há excesso de gordura no abdome o sangue tem maior dificuldade em retornar, aumentando as chances de aparecimento de varizes ou vasinhos. Isso vale também para as mulheres grávidas, que ganham peso rapidamente. Por isso, o segredo é sempre ficar de olho na balança. 
Outras dicas: Adote uma alimentação equilibrada, rica em fibras. Consuma proteínas de boa qualidade. Hidrate-se com frequência. Evite o excesso de gorduras saturadas. Evite o excesso de açúcares. A atitude correta é adotar hábitos saudáveis!

Abandone o cigarro.
Além de todos os problemas que o cigarro pode causar ele ainda endurece as paredes dos vasos, limita a circulação sanguínea e causa problemas arteriais e circulatórios. As substâncias químicas do cigarro, como a nicotina, aumentam a viscosidade sanguínea, podendo causar tromboses venosas e arteriais. Portanto, abandone de vez o cigarro e invista na sua saúde.
É importante que o fumante tenha consciência das consequências e procure ajuda profissional.

Use meias de compressão.
As meias são suas amigas. É muitíssimo importante perder o preconceito contra elas. Elas têm a capacidade de diminuir a pressão nos vasos sanguíneos das pernas, ajudam a diminuir o inchaço e a sensação de cansaço. 
Com a evolução tecnológica as melhores meias fornecem pressão gradativa, de baixo para cima, sem provocar garrotes, não esquentam, não parecem produto médico e são extremamente bonitas. Para as grávidas recomenda-se meias específicas. Cuidado com promessas milagrosas. Fique atento, pois, o preço da meia normalmente é proporcional à qualidade do produto.

Atenção com anticoncepcionais e a reposição hormonal.
Os hormônios femininos, estrogênio e progesterona, contidos nos anticoncepcionais, causam varizes e aumenta a chance de tromboses. Isso é um dos motivos porque as mulheres são mais afetadas pelas varizes, principalmente após os trinta e cinco anos. 

Consulte um cirurgião vascular para entender a sua tendência para varizes e/ou tromboses. A pílula anticoncepcional é um medicamento - não deve ser usado sem prescrição médica. Consulte um médico ginecologista.



Dicas extraídas do ebook idealizado pelo: Prof Dr Kasuo Myiake CRM: 68778 

www.varizes.med.br
 

Gostou? Compartilhe: