6 DICAS PARA DAR UM ADEUS À CHUPETA

Juliana Vianna A. Cardoso

6 DICAS PARA DAR UM ADEUS À CHUPETA

PEDIATRA PASSA DICAS PRÁTICAS PARA OS PAPAIS QUE DESEJAM QUE SEU FILHO LARGUE A CHUPETA

Como você chama a chupeta na sua casa? Pepê, tetê, bico, bubu, etc.?

A chupeta faz parte da infância de muitas crianças, é um objeto de transição que traz calma e segurança para os pequenos, em seus primeiros anos de vida. No entanto, conforme a criança cresce, a chupeta passa a comprometer o desenvolvimento da fala, assim como da dentição.

Então, quanto antes a criança conseguir se livrar da dependência da chupeta melhor.

Algumas dicas bastante eficazes para ajudar nessa missão:

  1. Tirar a chupeta aos poucos. Primeiro vocês podem combinar que a criança só usará a chupeta para dormir, que assim que o pequeno pegar no sono, você pode tirá-la de sua boca.
  2. Se você costuma utilizar o prendedor de chupeta preso à roupa, retire. Assim, a chupeta não ficará fácil à mão da criança, o tempo todo.
  3. Faça uma troca, vocês podem substituir a chupeta por outro objeto, ou combinar uma recompensa.
  4. Combinar o dia em que ela vai deixar a chupeta. Marquem no calendário e façam uma contagem regressiva para o dia de dizer adeus – sem empolgação.
  5. Combinar que ela precisa tirar a chupeta sempre que for falar. Diga a criança como é quase impossível entendê-lo com a chupeta na boca.
  6. Os pequenos adoram se sentir mais crescidos, por isso, um bom argumento é dizer que ele já está grande o bastante e não precisa mais usar a chupeta.

Gostou? Compartilhe: