DICAS PARA UMA BOA SAÚDE OCULAR

Milena Almeida

DICAS PARA UMA BOA SAÚDE OCULAR

Além do uso em excesso das telas dos eletrônicos, outros fatores podem desencadear doenças oculares.
 

1. Ficar muito tempo frente à tela do computador e/ou do celular pode levar ao cansaço visual, ao olho seco e à dores de cabeça. Então, procure fazer pausas de três minutos a cada quarenta e cinco minutos, e, lembre-se: piscar regularmente é importante. 
Para as crianças é saudável limitar o tempo de uso desses aparelhos em quarenta e cinco minutos por “sessão”.

2. Se mesmo assim você, ou a criança, apresentar cansaço visual ou algum incômodo, consulte um oftalmologista - você pode estar precisando de óculos, ou, de melhorar a lubrificação ocular.

3. Evite coçar os olhos, essa é a principal forma de levar bactérias e vírus das mãos para os olhos, e dar causa a uma infecção.

4. Use óculos de sol. Os raios ultravioletas ajudam no desenvolvimento da catarata, aceleram a Degeneração Macular Relacionada a Idade - DMRI, promovem alterações na conjuntiva, além dos cânceres de pele que podem acometer a região das pálpebras.

5. Adote hábitos de vida mais saudáveis, buscando evitar e/ou controlar as doenças sistêmicas, tais como o diabetes, a hipertensão arterial e dislipidemia, porque tudo isso também é cuidar dos olhos. Uma boa alimentação, saudável ao máximo possível, sempre ajuda. Cessar o tabagismo e incluir a prática de atividade física, de forma regular, combate doenças, como a retinopatia hipertensiva, a retinopatia diabética, degeneração macular relacionada a idade, neuropatias ópticas, entre outras, todas elas podendo levar a cegueira.

6. É necessário se ater ao histórico familiar. Algumas doenças oculares, como o glaucoma, a retinose pigmentar e o daltonismo têm componentes hereditários.

7. Quanto aos cuidados com as medicações, não use colírios, ou qualquer outro tipo, sem indicação médica. Colírios são medicamentos sim, e o uso incorreto ou indiscriminado pode causar danos aos olhos, portanto, procure usar colírios com prescrição médica.

8. Consulte um oftalmologista regularmente, no prazo solicitado pelo médico. O ideal é que seja feito consultas de rotina no mínimo anualmente, tanto para adultos quanto para crianças. Além disso, algumas doenças oculares, como o glaucoma e retinopatia diabética, podem ser assintomáticas em suas fases inicias, e o diagnóstico precoce é fundamental para a preservação da visão. Você pode cuidar dos seus olhos.

Gostou? Compartilhe: