ÚLCERA POR PRESSÃO: SAIBA COMO PREVENIR

ÚLCERA POR PRESSÃO: SAIBA COMO PREVENIR

Estudos têm demostrado que os custos relacionados ao tratamento de pacientes com úlcera por pressão são significativamente maiores que os custos gerados por medidas preventivas básicas.

O custo de um tratamento de úlcera por pressão de um paciente internado pode variar de 2000 a 70000 dólares por úlcera. Além dos autos custos, deve-se levar em consideração como fator de risco para óbito e aumento de tempo de internação.

Entre as medidas de prevenção, estão alguns cuidados de enfermagem e cuidadores, como: mudança de decúbito a cada 2 horas; evitar fricção e cisalhamento durante esse movimento e manter a pele do paciente sempre seca, evitando o contato direto de urina e fezes.

A avaliação de risco de desenvolvimento de úlcera por pressão a que o paciente esta exposto, faz parte das medidas de prevenção. Existem algumas escalas que podem auxiliar nesta avaliação. Esta avaliação permite que seja elaborado um planejamento de cuidados o que reduz a possibilidade de complicações.

A ferramenta mais utilizada para avaliar o risco de desenvolver úlcera por pressão é a Escala de Braden, criada em 1984. Consiste em seis sub-escalas que avaliam a percepção sensorial, nível de atividade, mobilidade, estado nutricional, presença de umidade, e exposição e forças de cisalhamento e fricção. Para cada item são atribuídas notas, e a soma das seis notas constitui um escore de risco para o desenvolvimento de uma úlcera por pressão.

 

Americana Saúde | www.americanasaude.com

Gostou? Compartilhe: