VOCÊ SABIA QUE OS SEUS CABELOS PODEM DIZER MUITO SOBRE A SUA SAÚDE?

VOCÊ SABIA QUE OS SEUS CABELOS PODEM DIZER MUITO SOBRE A SUA SAÚDE?

Apesar de não desempenharem funções vitais no ser humano, os cabelos exercem um papel psicológico de extrema importância, haja vista a frequência de queixas relacionadas à sua redução ou alterações de suas características.

Estima-se que o couro cabeludo tenha cerca de 100.000 a 150.000 fios de cabelo e que o crescimento deles se faça em torno de 10 mm por mês.

Muitas são as situações que evoluem para a queda dos cabelos, tais como: doenças tireoidianas, febre, dietas radicais para emagrecer, cirurgias, anemias, deficiência de ferro, zinco ou vitamina D, após infecções, ou em doenças sistêmicas graves - como Lúpus Eritematoso Sistêmico e HIV. É típica do uso de certos fármacos, como alguns anti-depressivos, anti-hipertensivos, quimioterápicos e contraceptivos orais. Existem também os casos de queda de cabelos que são influenciados por fatores hormonais e genéticos, como a alopecia androgenética, em que ocorre a diminuição de cabelos da região ântero-superior do couro cabeludo.

É sempre importante que o paciente seja avaliado por um médico, pois o exame físico é a etapa mais importante da abordagem deste paciente. A avaliação dos cabelos de todo o couro cabeludo, bem como dos pelos do corpo, deve ser realizada. Cor, brilho, textura e comprimento, são dados importantes. A avaliação das unhas é fundamental, principalmente frente à frequente associação de doenças das unhas e de doenças inflamatórias que acometem o couro cabeludo. Exames laboratoriais, direcionados à queixa do paciente, podem auxiliar no tratamento. Nos casos de dúvida diagnóstica, a biópsia está indicada.

A conduta terapêutica deve ser individualizada, considerando-se a faixa etária e a extensão da doença. O tratamento pode ser tópico (medicações aplicadas no couro cabeludo para diminuir a atividade inflamatória e diminuir a queda dos cabelos), intralesional (para tratar algumas lesões localizadas e para diminuir a queda e estimular o crescimento dos fios), terapia sistêmica (que pode ser através de polivitamínicos e para tratar as doenças que desencadeiam as alterações do couro cabeludo) e até mesmo o transplante capilar.


VOCÊ SABIA QUE OS SEUS CABELOS PODEM DIZER MUITO SOBRE A SUA SAÚDE?
Dra. Isabella Piovezan CRM 146.307 | Médica Dermatologista
VOCÊ SABIA QUE OS SEUS CABELOS PODEM DIZER MUITO SOBRE A SUA SAÚDE?

Gostou? Compartilhe: