AS PANELAS CONVENCIONAIS LIBERAM RESÍDUOS?

AS PANELAS CONVENCIONAIS LIBERAM RESÍDUOS?

Temos no mercado inúmeros tipos de panelas, fabricados com vários tipos de materiais. Alumínio, antiaderente, vidro, ferro, barro, cerâmica, esmaltada, inox, entre outros.

Ocorre que muitos desses utensílios domésticos são passíveis da liberação de metais tóxicos para os alimentos que estão sendo preparados, representando mais um potencial de risco à saúde humana. Além desse malefício, a forma do cozimento pode destruir muitos nutrientes, vitaminas e antioxidantes presentes nos tais alimentos. Muitas doenças, inclusive câncer, podem ser evitadas quando adotamos um estilo de vida saudável, com tecnologias adequadas, quando mantemos uma alimentação saudável, equilibrada.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer – INCA “A alimentação e a nutrição inadequadas são classificadas como a segunda causa de câncer que pode ser prevenida. São responsáveis por até 20% dos casos de câncer nos países em desenvolvimento, como o Brasil, e por aproximadamente 35% das mortes pela doença.”

AS PANELAS CONVENCIONAIS LIBERAM RESÍDUOS?
    
AS PANELAS CONVENCIONAIS LIBERAM RESÍDUOS?

Com todas essas informações, voltamos a falar dos utensílios que utilizamos para preparar nossas refeições. Você conhece as panelas fabricadas com aço cirúrgico 316L?

Não né? Vou explicar. O aço 316L é um material com baixo carbono e super resistente a corrosão, ou seja, não vai contaminar seu alimento com nenhum tipo de resíduo. O método de cozinhar com esse metal proporciona um preparar dos seus alimentos de forma rápida e prática, mantendo até 73% a mais das vitaminas e nutrientes, mesmo no cozimento de legumes. Pode também cozinhar em baixa temperatura, retendo um alto nível de antioxidantes.

Caso a população adotasse uma alimentação mais saudável, com a prática regular de atividade física, buscando manter um peso corporal mais adequado, aproximadamente um em cada cinco casos da patologia do câncer, dentre os mais comuns, poderia ser evitado. Ou seja, para cada cem pessoas com câncer, vinte e dois casos poderiam ser prevenidos.

AS PANELAS CONVENCIONAIS LIBERAM RESÍDUOS?
LUCIANO ALMEIDA CRN3 42360

Segundo o nutricionista Luciano Almeida as mudanças no estilo de vida são fundamentais para melhorar os quadros de doenças e destaca o consumo de alimentos ricos em antioxidantes e compostos bioativos (resveratrol, fitoesteróis, catequinas, licopeno, entre outros) para uma vida mais saudável. Esses nutrientes e compostos ajudam o corpo a combater todo o processo inflamatório proveniente de uma má alimentação, vida sedentária e de várias patologias. Ele afirma ainda que o uso de utensílios é de suma importância para evitar algumas doenças, pois a liberação de metais tóxicos durante a cocção pode deixar o corpo em toxicidade, como é o caso do alumínio liberado das panelas feitas com este material, esse metal tóxico pode causar doenças neurodegenerativas, pois o alumínio fica armazenado no cérebro, podendo desencadear doenças como Alzheimer, Parkinson e demência.

AS PANELAS CONVENCIONAIS LIBERAM RESÍDUOS?
Adriano Butcha Giacomin

“As panelas e produtos da Royal Prestigie estão na minha cozinha por vários motivos, primeiro porque cuidam da saúde da minha família e também são muito eficientes e fáceis de limpar, além de serem lindas!”
 

Gostou? Compartilhe: