ATENDIMENTO ONLINE EM TEMPO DE PANDEMIA

Maria Pia Romi Campos

ATENDIMENTO ONLINE EM TEMPO DE PANDEMIA

Estamos em meio a uma pandemia mundial decorrente do COVID 19, e uma das estratégias para lidar com este fenômeno é o afastamento social.
 

E, a medida em que o tempo vai passando e a situação se mantém, as pessoas têm apresentado sinais de que estão com a sua saúde emocional e mental afetada. Percebo o aumento de casos de depressão, transtornos de ansiedade, transtornos obsessivos compulsivos, dentre outros.

Como psicóloga clínica, tenho entrado em contato com pessoas em sofrimento psicológico, e os atendimentos clínicos se fazem necessários. Para manter a segurança da pessoa atendida, assim como a minha, meus atendimentos passaram a ser online - pelo menos temporariamente.

Muitas pessoas têm curiosidade e me perguntam sobre os teleatendimentos. Respondo que sigo a Resolução 11/2018 do Conselho Federal de Psicologia que regulamenta a prestação de serviços psicológicos por meio das tecnologias da informação e da comunicação. Observo, portanto, o Código de Ética e a legislação profissional da Psicologia, que envolve a entrega de um trabalho de qualidade, garantindo sigilo profissional.

O Conselho de Psicologia propõe, para os atendimentos psicológicos online, a utilização de ferramentas criptografadas, para garantir a segurança da pessoa a ser atendida. Tenho utilizado, nos meus atendimentos, ferramentas como WhatsApp, Skype, Face Time, Zoom, Google Meet ou mesmo ligações por voz. 

Com os atendimentos online podemos cuidar da saúde emocional e mental, sem sair de casa. 

Todos sabemos que estamos em meio a uma grave crise, mas toda crise passa! Que aconteça com menos danos possíveis.

Gostou? Compartilhe: