AUTOESTIMA INFANTIL

Emanuele Mendes

AUTOESTIMA INFANTIL

Como fortalecer nossos filhos?
 

Como todos já sabem, a autoestima é fundamental para nossa saúde física e emocional, mas como ajudar nossos pequenos a terem essa autoestima? A resposta é autoconfiança!

Tudo começa em um ambiente seguro, acolhedor e compreensivo, e dentro desse ambiente devemos falar sobre emoções, trabalhar os sentimentos de nossas crianças, pois o papel dos pais é guiar os pequenos frente aos seus medos, preocupações e desesperos, dentre outras emoções. É quando encorajamos nossas crianças a expressar seus sentimentos que elas sentem-se capazes, importantes e fortes, ou seja, com uma autoestima saudável.

Podemos ajudar nossas crianças passando um bom tempo com elas, brincando, lendo livros e contando histórias, jogando jogos de tabuleiro, coisas que tenham uma interação familiar. 

Pergunte aos pequenos como foi o dia deles, esse simples gesto faz com que o mesmo se sinta acolhido e importante. 

Fazer parte dos estudos também é fundamental. Sente-se com seu filho, reserve um tempo do seu dia para fazer lição de casa, revisar a matéria, estudar para uma prova ou até mesmo ver o caderno, pois o que uma criança busca e necessita de seus pais é de atenção e carinho.

Através dessas dicas, podemos fortalecer o vínculo familiar - nossos pequenos e jovens precisam do nosso tempo. Damos um jeito para tudo e porque não dar um jeito para os nossos filhos.

A base emocional de uma criança é construída dentro de casa e com suas interações sociais. Pais, vocês são espelhos para os seus filhos. Temos que ter muito cuidado com a forma de falar e de se comportar frente a uma criança, pois eles serão reflexos de suas experiências. Se queremos que nossos filhos sejam educados e bons exemplos, temos que começar a rever os nossos comportamentos.

A psicoterapia infantil, tem esse papel de auxiliar e orientar os pais na educação emocional de seus filhos, além de fazer um trabalho voltado para a psicoeducação emocional com a criança.

Como já citado, uma criança segura e/ou confiante, com certeza terá um bom desenvolvimento emocional e será capaz de lidar com os conflitos da vida de uma forma leve, simples e saudável.

Gostou? Compartilhe:

Emanuele Mendes

Emanuele Mendes

CRP 06/109101

Psicóloga; Terapia Cognitivo Comportamental; Pós-Graduada e Especialista em Orientação Profissional; Testes em Orientação Profissional; Especialista em Terapia Infantil; Aplicação de testes WISC e WAIS; Auriculoterapia Francesa. Crianças | Adolescentes | Adultos

Rua Luiza Meneghel Mancini, 72, Jardim Paulista | Americana

Telefone

(19) 99128.8837

Ver mais sobre: Psicologia, Emanuele Mendes, autoestima infantil, psicologia infantil, base emocional, psicoterapia infantil, desenvolvimento infantil