DEPRESSÃO NA ADOLESCÊNCIA

Alessandra Buzzo

DEPRESSÃO NA ADOLESCÊNCIA

Momentos de mudanças, como no vestibular, precisam de apoio.
 

A adolescência dos filhos muitas vezes é uma fase desafiadora para os pais, e quando eles entram na universidade vem um certo alívio. Estão começando a trilhar seus caminhos e achamos que podemos então relaxar um pouco.

Mas será que eles estão preparados para a universidade? Não apenas nas competências intelectuais, mas, e principalmente, no que se refere às competências emocionais?

A escolha da carreira é um processo que, inevitavelmente, se torna estressante. E depois vem a adaptação a um novo meio, novos amigos, novos professores, quase sempre em uma nova cidade. O conjunto pode levá-lo a um estado de angústia, medo, ansiedade e, em casos extremos, de depressão.

Soma-se a isso uma possível decepção com a escolha: cerca de 30% dos estudantes universitários abandonam o curso antes do final do primeiro ano. E outra parcela significativa continua, mesmo com elevados níveis de insatisfação.

E como nós, pais, podemos minimizar tais fatores, que levam nossos filhos a esse quadro?

É começando pelo processo de escolha do curso universitário, com um bom programa de orientação vocacional. Podemos aumentar em até 80% as chances de acerto na escolha, e, ajustar o preparo emocional para o que enfrentará nessa nova vida.

Então, se seu filho está se preparando para o vestibular, ou para iniciar a faculdade já esse ano, conheça o programa de Coaching de Orientação Vocacional. Você pode apoiá-lo nesse momento tão importante da vida.

Gostou? Compartilhe: