DEPRESSÃO OU TRISTEZA?

Alessandra Buzzo

DEPRESSÃO OU TRISTEZA?

Entenda a diferença.
 

A depressão é um dos quadros mais comuns da psiquiatria, afetando até 20% da população mundial. Por isso, é muito falada no nosso dia a dia, mas nem sempre de maneira correta. Muitas pessoas dizem que estão “deprimidas” quando, na verdade, estão apenas tristes com algo pontual que aconteceu. 

Todos nós temos variações de humor, e isso é muito normal, não é necessariamente depressão. A depressão clínica é um caimento na energia vital da pessoa.

Ela tende a se sentir triste e sem vontade de fazer as coisas, a autoestima cai e pode também apresentar outros sintomas, como angústia, ansiedade, insônia, alterações no apetite, diminuição na capacidade de concentração e de memória, perda da libido, diminuição da modulação do humor. 

Tristeza e depressão não são a mesma coisa e por isso precisam ser vistas de formas diferentes. A tristeza pode passar sozinha, a depressão precisa ser tratada. 

Entenda as principais diferenças entre tristeza e depressão:

DEPRESSÃO OU TRISTEZA?


Em alguns casos a depressão precisa ser tratada com medicamentos, receitados por um psiquiatra, mas em muitos outros se pode ter sucesso no tratamento apenas com a psicoterapia. Se identificar esses sintomas, em você ou em alguém ao seu redor, procure ajuda de um bom terapeuta.


Gostou? Compartilhe: