Criado há cinco anos, o grupo MadreSer, oferece apoio voluntário a casais gestantes, futuros papais e mamães, apontando o parto natural como prioridade na gestação. O grupo trabalha com informações baseadas em evidências científicas e em recomendações da Organização Mundial da Saúde. Formado por uma equipe multidisciplinar, com psicólogas, nutricionista, enfermeira obstetra, fisioterapeuta e doulas, o grupo atua também com profissionais convidados - médicos obstetras, pediatras, e outros.
Conta também com empresas parceiras, que ajudam a manter o grupo. Segundo Denise Bueno, psicóloga, doula e uma das fundadoras do grupo, nesses cinco anos, o MadreSer participou da história de centenas de famílias. “Começamos com um grupo pequeno, em Sumaré, e em 2012 viemos para Americana. Incentivamos a busca por um parto mais humanizado, onde a mulher é respeitada em sua totalidade física, espiritual, psíquica e social, o que a torna livre para escolhas e protagonista do parto. Discutimos diversos temas e tiramos muitas dúvidas nos encontros, e isso é uma troca rica de experiências”, ressalta Denise.
Para Luciana Alves, o grupo deu apoio para o que ela sempre quis, o parto natural. “Encontrei no MadreSer apoio e informações sobre saúde e bem estar para que pudesse tomar a melhor decisão sobre o parto que desejava”, explica.
Para Danielle Alves, o parto natural não foi possível, mas relata: “Após 36 horas de bolsa rota e um desejo imenso por um parto natural, tive uma indicação de cesárea, se não fossem os conhecimentos adquiridos nos encontros oferecidos pelo Grupo MadreSer e de nossa Doula Denise Bueno que foi de extrema importância, essa notícia seria como um balde de água fria, mas fomos muito bem orientados e no meu caso a cesárea após horas de trabalho de parto foi necessária para garantir a saúde do meu bebê e hoje tenho comigo meu maior e melhor presente!”