O COACHING ALIADO AO EMAGRECIMENTO

Alessandra Buzzo

O COACHING ALIADO AO EMAGRECIMENTO

Um novo posicionamento em relação à comida precede de uma refinada autoanálise.

Emagrecer tem se tornado uma prioridade para a maioria das pessoas. Atualmente, mais da metade dos brasileiros está acima do peso – 57% dos homens e 59% das mulheres – e essa condição traz vários problemas de saúde física e emocional.

Apesar do excesso de informação disponível na internet sobre como manter uma vida saudável, emagrecer ainda é um objetivo com baixo índice de sucesso – para as pessoas que tentam por conta própria. 

Um importante fator é que apenas 15% dos casos de ganho excessivo de peso estão relacionados a um problema físico, enquanto que 85% têm ligação direta com questões emocionais, uma frustração, a ansiedade, baixa autoestima, padrões familiares e sistemas de valores, crenças, autoimagem.

A nossa relação com a comida tende a ser apenas um microcosmo da nossa relação com o restante da vida, com relação às nossas crenças de identidade, capacidade, merecimento, abundância/privação, segurança/medo. Dessa forma, qualquer tentativa de mudar a relação com a comida deve envolver a mudança de crenças, para que se tenha sucesso. 

É preciso voltar sua atenção ao seu próprio corpo, ter consciência do que ele diz e estar disposto a ouvi-lo para então eliminar a compulsão. Entrar em contato com os próprios sentimentos: se você não deixa que um sentimento surja, também não o deixa chegar ao fim.

Reconheça o que de fato você ama e o que acha que ama só porque acredita que não pode ter.

Identifique as “historinhas” que você tem contado para os outros e, principalmente, para você mesmo – como elas estão definindo seu sucesso ou seu fracasso, e deseje reescrevê-las. Questione suas crenças, perdoe o que tem que ser perdoado, se perdoe e siga em frente.

O Coaching é um forte aliado para auxiliar a identificar os aspectos emocionais e comportamentais que precisam ser analisados e reprogramados.

Mudanças podem gerar resistência e ambivalência. Para superar isso, o Coaching associa os objetivos aos valores de cada indivíduo, alinha a mudança a um propósito maior e capacita a própria pessoa para sustentar essa mudança com autonomia e aprendizado constante, trabalhando automotivação, foco, determinação e autoconfiança.

O processo de emagrecimento e manutenção do peso será mais bem sucedido se for baseado no tripé: alimentação equilibrada + atividade física adequada + reeducação emocional/comportamental.

Gostou? Compartilhe: