ONDAS DE CHOQUE NO TRATAMENTO DE DORES CRÔNICAS

Daniele Schiavon

ONDAS DE CHOQUE NO TRATAMENTO DE DORES CRÔNICAS

Como a fisioterapia pode auxiliar em um tratamento, utilizando tecnologia de ondas de choque

Terapia por Ondas de Choque - TOC é uma alternativa não invasiva para o tratamento de lesões de tecidos moles, que geram dores crônicas, muito usado em pacientes que não respodem aos tratamentos conservadores. Este método é usado desde a década de noventa, na Alemanha, e vem se tornando cada vez mais conhecido no Brasil – totalmente seguro. 

O tratamento produz, no ponto de aplicação, um aumento da formação de vasos sanguíneos, por provocar micro-rupturas capilares tanto no tendão quanto no osso da área tratada. Esta melhor irrigação sanguínea é necessária para o equilíbrio no funcionamento do sistema de defesa e de auto-cura do próprio corpo, aliado ou não a medicações.

Seus principais benefícios são o alívio rápido da dor, a diminuição acelerada da inflamação com redução do tecido fibrótico, e, a promoção da cicatrização dos tecidos afetados. Esse efeito mecânico provocado pelas ondas eletromagnéticas, de pressão e percussão, é bastante útil até mesmo em processos que envolvem a cicatrização de tendão lesionado, como nas patologias de ombro e calcanhar – esporão, por exemplo.

Algumas áreas que têm respondido bem com o tratamento são:

  • bursites e tendinites - ombro, cotovelo, joelho e quadril;
  • inativação de pontos gatilhos;
  • cervicalgias, dorsalgias e lombalgias - agudas e crônicas;
  • alterações musculares - entorse, distensão, espasmo e outras;
  • tratamento de calcificações - como o esporão;
  • redução de medidas, celulites e linhas de expressão – na área de estética.
     

Pode-se utilizar da técnica em ambiente ambulatorial, como na própria Clínica Daniele Schiavon. Todas as fases do procedimento são acompanhadas por profissionais altamente capacitados, com atendimento e auxilio aos pacientes no transcorrer de todo o tratamento.

Um tratamento inovador, disponibilizado para você, de forma personalizada, que pode tratar muitas das dores crônicas, ser um diferencial de alto desempenho na fisioterapia desportiva, e, absolutamente eficiente na estética facial e corporal. 

Gostou? Compartilhe: