SE PREPARANDO PARA A MATERNIDADE E... PATERNIDADE

Danielle Emboaba

SE PREPARANDO PARA A MATERNIDADE E... PATERNIDADE

Ter um filho não envolve apenas uma decisão de momento. É compromisso para o resto da vida. E é por este e outros motivos que a balança do querer e do não querer estará sempre oscilando.

As dúvidas e os temores que suscitam nesse período são muito naturais e esperadas, pois toda mudança envolve perdas e ganhos. O que renunciar e o quê poderá ser preservado?

Os pais se percebem mais vulneráveis emocionalmente e não encontram significado para suas questões mais profundas e remotas. Já na gravidez, ocorre a hipersonia, o aumento da necessidade de dormir - como se o corpo precisasse de mais repouso e menos estímulos para poder se preparar para todas as mudanças físicas e psíquicas que se iniciam.

As instabilidades emocionais mais presentes, num momento em que se está mais sensível, fazem com que muitas vezes ela se sinta incompreendida.

Náuseas e vômitos, desejos e aversões, constipação e diarréia também são sintomas comuns na gravidez, que trazem consigo significados psicológicos a serem desvendados.

E tem o marido, que percebe todas estas manifestações e o significado para ele, uma vez que também está se preparando para a paternidade. Ele se encontra vulnerável e à mercê de suas próprias angústias e questionamentos.

Tanto quanto um físico feminino maduro para abrigar o óvulo fecundado, é imprescindível que haja uma preparação emocional, de ambos, para acolher este novo ser.

Muitas vezes a terapia e o acompanhamento psicológico podem ajudar o casal nessa fase de dúvidas - e de felicidades.

Gostou? Compartilhe: