Executivos, pesquisadores, professores, ninguém escapa.
Executivos, pesquisadores, professores, ninguém escapa.
A Síndrome do Pensamento Acelerado, segundo Augusto Cury, não é uma doença e sim uma disfunção onde a mente fica repleta de pensamentos, estando completamente cheia durante todo o tempo em que a pessoa está acordada dificultando a concentração, aumentando a ansiedade e desgastando a saúde física e mental. É um dos sintomas que indicam que a pessoa está dentro de um quadro de transtorno de ansiedade.
Quando começamos a achar que nas vinte e quatro horas do dia não dá pra fazer o que achamos importante na nossa vida, ficamos num desconforto, insatisfeitos, irritados, com aquela dificuldade para dormir e acordando num processo de cansaço. A Síndrome do Pensamento Acelerado é produzida por uma hiperconstrução de pensamentos, numa velocidade tão alta que estressa e desgasta o cérebro. Tende a atingir pessoas que estão bem, que são produtivas, profissionais que demandam muito da mente, pessoas que chegam a extremos de empenho.
Essas pessoas começam a ter pouco convívio com a família, amigos e outros. Não há espaço para laser, descanso e descontração. Há a frenesi por internet, rede social, celular, games e nada de ambientes tranquilos e relaxantes, estando sempre com a sensação de que algo importante está acontecendo ao redor e que precisa tomar conhecimento.
Geralmente essas pessoas apresentam um quadro de dor de cabeça, muscular, queda de cabelo, problema estomacal, etc.
Sintomas da Síndrome do Pensamento Acelerado
Nesse padrão, além dos lapsos de memória, que acarretam constrangimentos, vem a dificuldade de concentração e criatividade.
Em situações mais prolongadas esse tipo de comportamento pode levar às fases iniciais da depressão e síndrome do pânico.
Nesses casos, além da psicoterapia, será necessário também o acompanhamento pela psiquiatria.
O objetivo da terapia é que a pessoa volte a olhar mais para si, a se reconectar consigo mesma, compreendendo a sua ansiedade e o porquê não usufrui do que tem e das suas habilidades. Também proporciona o redirecionamento dos hábitos – tudo com consciência, clareza e propósito.
Você precisa ver o que não quer mais para a sua vida, o que fará de diferente para te fazer mais feliz.
CRP 06-16760
Psicóloga Cognitiva Comportamental
Hipnoterapeuta
E.M.D.R.- Credenciada pelo E.M.D.R.