TERAPIA COGNITIVA COMPORTAMENTAL

Karoline Teixeira

TERAPIA COGNITIVA COMPORTAMENTAL

JÁ OUVIU FALAR?

A Psicologia é uma ciência que pode ser trabalhada na clínica através de diversas abordagens, a Psicanalítica, a Humanista, o Gestalt, Comportamental, a Análise do Comportamento dentre outras. São caminhos diferentes que levam ao mesmo fim: o bem-estar e a saúde mental. Todas são eficazes, embora distintas, cada uma tem suas particularidades.

Atualmente uma abordagem clínica que tem se mostrado muito eficaz no tratamento de transtornos e doenças psicológicas é a Abordagem Cognitiva Comportamental. A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) é uma abordagem da psicologia que envolve aspectos relacionados à cognição como uma inteligência, raciocínio, percepção. Foi fundamentada por Albert Ellis e Aaron Beck no início dos anos 60, é uma variação da Terapia Comportamental. Parte da seguinte ideia: nossos pensamentos geram sentimentos e consequentemente ações/comportamentos.

Essa linha, teórica, trabalha o momento presente, considerando a história de vida do paciente, uma vez que somos frutos das nossas vivências e experiências. A TCC identifica as crenças racionais e irracionais que regem nossas vidas, assim como pensamentos distorcidos e disfuncionais que muitas vezes causam sofrimento, causam ansiedade, depressão. Uma vez identificadas, essas crenças e pensamentos podem ser modelados e o indivíduo passa a ter uma nova percepção de si mesmo e do mundo ao seu redor. A TCC conta com um amplo conjunto de técnicas de treino cognitivo que são capazes de moldar uma nova forma de pensar e consequentemente, de agir.

Interessante não é mesmo? Quer saber mais? Você pode agendar uma sessão. O autoconhecimento pode te ajudar a ser uma pessoa muito melhor para si, com os outros e nas relações de um modo geral.

Gostou? Compartilhe: