TERAPIA FAMILIAR SISTÊMICA

Ana Angela Basseto Froner

TERAPIA FAMILIAR SISTÊMICA

O sistema familiar funciona pelos códigos de condutas, de comunicação e de expressão da afetividade, com os padrões inter-geracionais raramente sendo discutidos ou percebidos concretamente pela família.

E grande parte dos conflitos e segredos familiares tem suas raízes em gerações anteriores, e a origem dos conflitos, das frustrações e ideais profundos permanecem vivos em níveis inconscientes, onde a consciência crítica e a racionalidade não têm acesso, sendo frequentes os insucessos na procura das causas ou dos culpados pelas marcas deixadas. Grandes diferenças de ideais e visões de mundo, sobre histórias e modelos de papéis familiares, podem levar um casal a ter sérios problemas para a construção e manutenção da união conjugal e familiar.

Daí, frequência e intensidade nas discussões, agressões, convivência insuportável, dor e sofrimento para outras pessoas, sintomas psicossomáticos.

Tratar uma família a partir do modelo Terapia Sistêmica é poder visualizar toda essa complexidade, todos os desequilíbrios.

Gostou? Compartilhe: