A BUSCA PELA QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR NA TERCEIRA IDADE, ATRAVÉS DO PILATES

Lívia Meira Bassetto

A BUSCA PELA QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR  NA TERCEIRA IDADE, ATRAVÉS DO PILATES

O envelhecimento populacional é um fenômeno global e local, decorrente de uma real melhoria das condições e qualidade de vida, e para manter esta qualidade é importante permanecer com a melhor aptidão física possível.

Do ponto de vista funcional o envelhecimento caracteriza-se, entre outros aspectos, por modificações morfológicas, funcionais, bioquímicas e psicológicas que determinam a perda progressiva da capacidade de adaptação física do indivíduo, ocasionando maior vulnerabilidade e maior incidência de processos patológicos. Em virtude desses aspectos, acredita-se que a participação do idoso em programas de exercícios físicos, além de combater o sedentarismo, contribui de maneira significativa para a manutenção da aptidão motora, seja na sua vertente da saúde como também nas capacidades funcionais, preparando o indivíduo para um envelhecimento saudável. 

Nesse contexto apresentamos os benefícios que o método Pilates pode proporcionar aos idosos ao longo do processo de envelhecimento, que visa tratar a causa da doença por meio de atividades, gerando bem-estar, sendo eficaz na reeducação postural, com melhora da força e da mobilidade - que geralmente estão alteradas devido à presença de doenças degenerativas. Pode ainda auxiliar na manutenção da pressão arterial, aumentar a densidade óssea, liberar a tensão das articulações - deixando-as mais móveis e flexíveis - melhorar a capacidade respiratória e cardiovascular, evitar possíveis lesões na coluna, desenvolver o corpo e os músculos, diminuindo a fadiga do dia a dia, criando consciência corporal e equilíbrio através de exercícios desafiadores, e, restaurar as conexões responsáveis pela sensação de segurança ao se caminhar e realizar atividades do cotidiano. Joseph Pilates propõe um amplo benefício para o corpo humano, através do condicionamento do corpo, físico e mental, apresentando-se como uma importante aliada na promoção da saúde, oferecendo qualidade de vida e autoestima ao indivíduo no seu todo, alterando seu estado físico, mental e social, contribuindo para oconvívio dessa pessoa com os demais membros da sociedade.

Dessa forma, a técnica tem se mostrado segura, desde que bem orientada, por um profissional habilitado, proporcionando satisfação total aos praticantes da terceira idade que desejam obter uma melhor qualidade de vida e aproveitar ao máximo seu corpo e a plenitude de sua saúde.

Gostou? Compartilhe: