AS VÁRIAS FACETAS DO PILATES

Lívia Maria Dias Freire

AS VÁRIAS FACETAS DO PILATES

Sabemos que o método Pilates integra corpo e mente e proporciona inúmeros benefícios para a saúde e o bem-estar.

Além disso, a técnica é uma ferramenta extremamente eficaz para reabilitação e prevenção de diversos tipos de lesões e patologias.

Os exercícios são facilmente adaptados às condições do paciente, respeitando as características e habilidades individuais, sendo assim, o Pilates pode ser aplicado para a reabilitação de diversos públicos.


AS VÁRIAS FACETAS DO PILATES
 
AS VÁRIAS FACETAS DO PILATES
   
AS VÁRIAS FACETAS DO PILATES
 
AS VÁRIAS FACETAS DO PILATES

Nas gestantes, por exemplo, ajuda a neutralizar a postura e fortalecer o assoalho pélvico, facilitando o parto. Trabalha a respiração e diminui alguns efeitos como a incontinência urinária. Nos idosos, o Pilates melhora a força e a mobilidade, influencia na calcificação óssea e auxilia na manutenção da pressão arterial. Na reabilitação pré e pós-cirurgia o Pilates também tem importante função, a técnica trabalha a estabilização do CORE, força e a mobilidade progressiva, sendo muito procurada por atletas e pacientes em reabilitação - na recuperação de lesões. 

É também, um dos tratamentos mais eficientes para a lombalgia, segundo os médicos, além de diminuir alterações posturais como a escoliose e a lordose. O Pilates pode ser utilizado pelo fisioterapeuta na reabilitação de diferentes populações e disfunções, sempre seguindo os princípios do método e respeitando as condições individuais da pessoa, podendo ser uma ferramenta eficaz para a reabilitação, apresentando benefícios variados e poucas contraindicações. A atenção deve estar na busca por profissionais capacitados e especializados.
 

Gostou? Compartilhe:

Lívia Maria Dias Freire

Lívia Maria Dias Freire

Médica Oftalmologista CRM 135.010 | RQE 38121

Graduada pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp em 2008.
Especialização em Oftalmologia pela Unicamp.
Título de especialista em Oftalmologia pela CBO e Associação Médica Brasileira (AMB).
Filiada a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (CBO).

Ver mais sobre: Fisioterapia, Pilates, gestante e pilates, facetas do pilates, estabilização do CORE, tratamento para lombalgia, beneficios do pilates