AUTOCONTROLE PARA A INCONTINÊNCIA URINÁRIA COM PILATES

Welt Pilates

AUTOCONTROLE PARA A  INCONTINÊNCIA URINÁRIA COM PILATES

Incontinência urinária é definida como a perda involuntária de urina, que ocorre basicamente pela flacidez da musculatura do assoalho pélvico.
 

Pode ter como causa a gravidez, o parto, o envelhecimento, menopausa, o aumento da próstata, dentre outras. Esse distúrbio pode atingir pessoas de todas as idades, é duas vezes mais comum no sexo feminino.

E para tratamento, o método Pilates, que tem como base o conceito denominado contrologia, ou seja, o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo. O primeiro pilar do método baseia-se no fortalecimento do centro de força, através de exercícios com contração constante dos músculos responsáveis pela estabilização lombo-pélvica. Essa contração, durante a execução dos movimentos, atinge a pelve, fazendo com que o assoalho pélvico participe ativamente da contração muscular. Como benefícios diretos temos o aumento da vascularização, da tonicidade e força muscular, a melhora da percepção e consciência corporal de toda a região pélvica, e, do autocontrole urinário.

Por Isabelly Azevedo CREFITO 262192-F/SP - Fisioterapeuta

Gostou? Compartilhe:

Welt Pilates

Welt Pilates

LUCIANO MELO
CREF 018904-G/SP - Educador Físico
Pós em Bioquímica, Fisiologia, Treinamento e Nutrição (UNICAMP); formação em Método Pilates; faixa preta 3º Dan.

SUELLEN MELO
CREF 088160-G/SP:
Pós em Exercício Físico Terapêutico, formação em Método Pilates (UNIFESP); faixa preta 1º Dan.

Ver mais sobre: Pilates, Incontinência Urinária, Welt Pilates, perda involuntária de urina, urina, contrologia, fortalecimento do centro de força, exercícios com contração, lombo-pélvica, pilates americana sp