BALANÇA: AMIGA OU INIMIGA?

Camila Codogno Galego

BALANÇA: AMIGA OU INIMIGA?

É um prazer ou um tédio passar perto de uma balança? Elas estão em quase todas as farmácias, supermercados, lojas de produtos estéticos, de produtos naturais e consultórios.

Ali estão elas, sempre te vigiando, dizendo: “Olá, estou aqui”. Ou você usa o método de ignorá-la, ou, sede e vai lá se pesar. O que resulta na expressão de “Ufa!”, e às vezes, mais uma frustração. “Não sei o que acontece, essas atividades, as dietas, os regimes não estão resolvendo nada, não consigo emagrecer, continuo com o mesmo peso”. Foi mais uma frustração, e o pior, mais uma vez abandonando já no início uma reeducação alimentar ou a atividade física. 

É muito importante levar em consideração, quando se pesar, o horário do dia, se atentar para a roupa que está vestindo, para a temperatura do dia, as mulheres ainda precisam levar em conta o período do ciclo menstrual – dada a oscilação na retenção hídrica. 

Muitas pessoas ao fazerem um tratamento nutricional para emagrecimento ou para corrigir uma hipertrofia, utilizam-se da balança para “avaliar” o progresso e a evolução do tratamento. Não é nada útil ficar sabendo do peso todos os dias, uma vez que a balança não é o melhor método para o acompanhamento da composição corporal. 

Na balança todas as estruturas do seu corpo são representadas por um único número. Um exemplo comum é o de que quando um indivíduo começa um programa de exercícios e reeducação alimentar, essa pessoa tem, no exemplo, 70 kg e em três meses ele eliminou 1 kg de gordura e ganhou 1 kg de massa muscular. Ele vai permanecer com 70 kg, porém, a composição corporal mudou muito. 

Existem métodos mais eficientes para avaliar a composição corporal - como a mensuração das dobras cutâneas, utilizando o aparelho chamado adipômetro. Através desse método é possível estimar a composição corporal separada por componentes, a massa muscular e a massa gorda. Temos ainda a fita métrica, que “observa” o contorno, o perímetro dos locais escolhidos no corpo.            

Dadas suas limitações, a cada dia a balança está sendo menos utilizada como referência. Nosso corpo não é mensurado unicamente através do valor absoluto da massa corporal. Até porque emagrecer é diferente de perder peso! As balanças convencionais não são capazes de separar esses componentes - massa magra e massa gorda. Faz-se necessário seguir um protocolo de avaliação com o uso de aparelhos e métodos adequados para realizar-se uma avaliação precisa.

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