ALGUNS DOS BENEFÍCIOS DO ABACATE

ALGUNS DOS BENEFÍCIOS DO ABACATE

O ABACATE FOI CONDENADO DURANTE ANOS POR SER “GORDUROSO” E PODE TRAZER RISCOS À SAÚDE.

Saiba que essa ideia já está totalmente ultrapassada, já foi profundamente estudada.

O abacate não engorda, pelo contrário, o ácido oléico, encontrado nele, tem relação com o aumento de saciedade.

O abacate tem mais potássio do que a banana (são 351 mg a cada 100 gramas).

Essa fruta é uma fonte de energia, rica em vitamina A, E, complexo B e possui gordura monoinsaturada, benéfica para prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares. Ele é recomendado no combate ao colesterol, além de ser bom para a melhora no sistema circulatório e prevenção do envelhecimento precoce.

Glutationa
O abacate contém uma substância chamada glutationa, a qual reduz os efeitos do cortisol, hormônio característico do estresse. O excesso desse hormônio também dificulta o processo de redução de peso.

A glutationa também beneficia a desintoxicação de seu organismo e melhora o funcionamento de seu fígado, fazendo assim da melhor eliminação de toxinas mais um dos benefícios do abacate. Além da glutationa, os ácidos graxos do tipo ômega 3 presentes no abacate são ácidos graxos essenciais que ajudam a diminuir o estresse e a ansiedade.

O abacate e a pele

Ele também é uma das frutas com ótimo teor de fibras e minerais. “A pele precisa de um bom aporte de nutrientes para manter o tônus e renovar suas estruturas. A síntese de colágeno, proteína que dá estrutura à derme, depende de bons níveis de vitamina C circulantes e o abacate é rico em vitamina C. No caso da gordura presente no abacate, a maior parte é de ácido oleico, um ácido graxo monoinsaturado que ajuda na hidratação e umectação da pele, prevenindo a perda de água”, diz a médica nutróloga Dra. Marcella Garce

abacate apresenta diversos compostos bioativos, possuindo carotenóides, compostos fenólicos, tocoferóis e fitoesteróis, entre outros. “Além disso, essa fruta também tem antioxidantes, como a glutationa, que ajudam a proteger e a evitar o envelhecimento das células da pele, conferindo maior elasticidade e deixando a aparência mais bonita e saudável”, diz a médica. “O abacate também conta com a Niacina ou Vitamina B3, substância que vem sendo muito pesquisada com estudos, inclusive, indicando que ela pode proteger as células da pele dos efeitos da exposição aos raios ultravioleta (UV): o principal fator de risco para cânceres de pele não melanoma”, diz.

Créditos: Holding Comunicação

Gostou? Compartilhe: