FISIOTERAPIA PARA IDOSO. DEVERIA SER OBRIGATÓRIO

FISIOTERAPIA PARA IDOSO. DEVERIA SER OBRIGATÓRIO

Os benefícios são expressivos, é notável a mudança na vida do idoso.
 

Os idosos que praticam atividades físicas têm menor propensão a quedas, comparados aos que não praticam, segundo a revista Neurociência. É cientificamente notório que, com o avançar da idade vem a perda da força muscular e do equilíbrio, coloca o idoso numa situação de vulnerabilidade, com importantes alterações funcionais, o que precisa de cuidados. Quedas, nem pensar! 

O comprometimento muscular é a causa primária das incapacidades, o que gera a dependência funcional do idoso, a privação no seu dia a dia, do seu bem-estar e da sua segurança. Por esses motivos a fisioterapia para os idosos é indispensável, precisaria ser obrigatória.

Com os exercícios nós conseguimos promover a força e o equilíbrio, a retomada da coordenação motora, da firmeza muscular, e assim, trabalhar as mudanças biológicas do envelhecimento, a vulnerabilidade e a fragilidade.

Visamos a estabilidade na vida do idoso, no seu convívio social. No entanto, essa reabilitação deve ser programada, dimensionada, para atender as reais necessidades individuais dessa pessoa.

Estamos falando da fisioterapia geriátrica, que trata o corpo todo do idoso, o seu abdômen, braços, pernas, o seu equilíbrio, o se apoiar em um pé só, sua marcha lateral, e impacta nos movimentos exigidos no cotidiano, tanto muscular quanto neurológico. Quanto mais se movimentar, mais reage aos estímulos externos.

Isso traz melhoras na artrose, artrite, osteoporose e outras. Previne danos em caso de queda, recupera os reflexos posturais e a flexibilidade, com expressiva melhora na coordenação motora. Essa atividade você encontra na Estação da Vida, onde o idoso é muito feliz!

FISIOTERAPIA PARA IDOSO. DEVERIA SER OBRIGATÓRIO


DANIELA FAVERO COREN 470551
Enfermeira
Graduada pela PUC de Campinas; Pós - graduada em Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa pela UFSCar.


RAPHAELA CAROLINE NAVARRO BUCK
CREFITO-3 / 181290-F
Fisioterapeuta
Graduada pela FAM;
Pós graduada: Fisioterapia Geriátrica pela UFSCar


Gostou? Compartilhe: