“O Karate-Do não é somente a aquisição de certas habilidades defensivas, mas também o domínio da arte de ser um membro da sociedade bom e honesto”. Gichin Funakoshi.
“O Karate-Do não é somente a aquisição de certas habilidades defensivas, mas também o domínio da arte de ser um membro da sociedade bom e honesto”. Gichin Funakoshi.
O Karate-Do é uma arte marcial, muito antiga, que teve sua origem no arquipélago japonês. O estilo que ensinamos foi aperfeiçoado pelo mestre Gichin Funakoshi (em Okinawa) e é denominado de Shotokan.
Como especialistas em aprimoramento das capacidades e habilidades físicas, acreditamos que ao educarmos as crianças, aproveitando da filosofia do Karate, acabamos por ajudá-las com o desenvolvimento mental e social – além do físico em si. É um desafio estimulante e dinâmico, como é a criança e o adolescente. Por mais tímido que seja, vai poder crescer na arte e conquistar a sua liberdade, adquirindo um “que” de independência e de autoconfiança indispensáveis para o bom convívio em sociedade, especialmente nesta era que excede no virtual.
As aulas são desenvolvidas tendo como base a disciplina, sem perder a graça dos movimentos e o respeito ao mundo imaginário e lúdico que toda criança tem. Os ensinamentos, as regras e as histórias são transmitidos numa linguagem com as quais a criança possa assimilar facilmente os conceitos e as técnicas.
Ao longo do aprendizado da arte, temos oito graduações. E para conseguir a mudança de faixa existem os exames de graduação. O intuito é que o aluno demonstre o que aprendeu e que confirme que se encontra apto para receber ensinamentos da nova fase, sob uma nova cor de faixa.
É um trabalho que visa criar e manter na consciência da criança, do jovem, hábitos saudáveis em todos os sentidos, da prática do bom comportamento técnico ao bom comportamento social, que é alcançado com o sentimento de segurança que se passa a ter. Com menos medos, há mais alegrias, mais felicidade e mais consideração ao próximo, assim como mais conhecimento e respeito quanto aos limites seus e dos outros.
Deste modo a prática da arte do Karate tem em si um grande potencial para desenvolver nas crianças e adolescentes o autocontrole, a melhora da autoestima, o aprendizado de movimentos técnicos para a defesa ou ataque, o instigar da própria superação e a obtenção de um excelente condicionamento físico.
LUCIANO MELO
CREF 018904-G/SP - Educador Físico
Pós em Bioquímica, Fisiologia, Treinamento e Nutrição (UNICAMP); formação em Método Pilates; faixa preta 3º Dan.
SUELLEN MELO
CREF 088160-G/SP:
Pós em Exercício Físico Terapêutico, formação em Método Pilates (UNIFESP); faixa preta 1º Dan.