MUSCULAÇÃO TERAPÊUTICA SUPERVISIONADA. MAIS SAÚDE COM QUALIDADE DE VIDA.

Rosangela Fonseca

MUSCULAÇÃO TERAPÊUTICA SUPERVISIONADA. MAIS SAÚDE COM QUALIDADE DE VIDA.

Uma opção especial de musculação que tem no efeito terapêutico da atividade o seu objetivo principal.
 

Constantemente os veículos de comunicação apresentam documentários e reportagens documentando os trabalhos científicos que comprovam que a boa condição anatômica e funcional dos ossos, músculos e articulações são fundamentais para uma melhor qualidade de vida. Ou até para a vida como deveria ser.

A tendência atual confirma que os melhores exercícios para estimular a integridade e função do sistema músculo-esquelético são os exercícios resistidos, geralmente realizados com pesos graduáveis, prática que conhecemos com o nome de musculação. A musculação como é praticada pelos terapeutas é segura, com total controle sobre as cargas aplicadas, de forma a respeitar os limites da fase de sobrecarga trabalhada pelo organismo. Os efeitos dessa musculação são os mais importantes para promover a qualidade de vida e determinadas reabilitações físicas.   

Dentre os efeitos terapêuticos que podem ser trabalhados está o fortalecimento muscular, a revitalização dos tendões, a melhora da coordenação, do equilíbrio e da resistência, a diminuição das inflamações crônicas e o aumento da flexibilidade nas articulações. Ainda, o aumento da massa óssea e muscular. O fortalecimento muscular é de grande importância na estabilização das articulações, mesmo as com processos de desgastes - permite diminuição das dores crônicas. 

Pessoas idosas ou as sedentárias apresentam processos progressivos de desgaste e enfraquecimento dos ossos, músculos e articulações - o que leva ao aparecimento de dores. Pode-se chegar a dificuldades nas atividades mais suaves, como caminhar, além de aumentar expressivamente o risco de quedas. 

Esta modalidade de atividade física é indicada para as limitações do envelhecimento, nas patologias de artrite, artrose, doenças da coluna vertebral, joelho, quadril, ombros, hipertensão arterial, diabetes, osteoporose, síndromes miofaciais, neurológicas, lesado medular, doença de Parkinson, Alzheimer, doenças cardiovasculares e outras. Uma aplicação de amplitude. 

As fisioterapeutas Rosangela e Adriana que utilizam o método da musculação terapêutica supervisionada explicam que “os equipamentos utilizados possuem um sistema de alavanca que proporcionam conforto nas articulações, evitando sobrecarga excessiva sobre elas, e uma maior ativação nas fibras musculares – tudo comprovado por estudos eletromiográficos. Os aparelhos da clínica permitem a graduação da amplitude do movimento e da carga. São especiais também para o uso por pessoas com limitações físicas diversas”.

Gostou? Compartilhe: