O ballet clássico consiste em unir uma técnica apurada de movimentos à música e à atuação. São habilidades treináveis que as crianças vão adquirindo pouco a pouco, a cada aula, por meio de exercícios e posturas que levam à leveza e precisão nos movimentos. Exige disciplina, dedicação, seriedade e rítmo. As crianças desfrutarão de muitos benefícios, tais como:
O estudo técnico do ballet, com exercícios mais elaborados, é indicado para crianças a partir dos sete anos de idade. Nessa fase ela já está apta a participar das aulas de ballet clássico, propriamente ditas - possui condições cognitivas e motoras mais refinadas. Antes, a recomendação é de aulas baby class, com iniciação musical, o ballet de uma forma mais lúdica e prazerosa.
Sapatilhas de ponta, quando podem ser usadas? A estrutura óssea e muscular deve estar preparada. É preciso pelo menos dois anos de prática de ballet clássico para entender o mecanismo e a dinâmica dos passos feitos na sapatilha de ponta. Nas meninas, por volta dos onze anos, após avaliação junto ao professor, para certificação. O uso da sapatilha de ponta antes dos ossos serem fortes o suficiente, mais a força da gravidade, podem causar danos permanentes.
É primordial um trabalho de fortalecimento das costas, abdômen, panturrilha e pernas. Docentes de uma escola de dança séria, e comprometida com a qualidade e com a saúde dos seus alunos, serão capazes de fazer uma avaliação precisa e responsável sobre a hora certa de introduzir cada aluno para os trabalhos nas sapatilhas de ponta.
Tradição e qualidade no ensino da dança. Desde 1986.