O caminho das mãos vazias. Essa é a transcendente interpretação desta arte marcial – o Karate-Do. Concentração, força, determinação, equilíbrio mental e físico são algumas das habilidades trabalhadas neste treinamento marcial, tão completo e tão espirituoso quanto o seu país de origem, o Japão. Leva o substantivo “marcial” por ter sido uma arte desenvolvida para os momentos de guerra. É “arte” por ser uma verdadeira expressão humana em forma de movimentos perfeitos. O karate é dividido em diversos estilos.
O estilo Shotokan tem o maior número de praticantes ao redor do mundo. A prática do karate se dá em três modalidades - kihon (movimentos básicos, onde o praticante aprende o ABC para as demais categorias); kata (luta imaginária com mais de vinte e cinco grupos de movimentos no estilo Shotokan); kumite (a luta propriamente dita).
O carateca começa sua caminhada pela faixa branca, passa por mais de seis graduações, ganha maturidade o suficiente para chegar então à tão honrada faixa preta. É preciso dedicação, respeito e, acima de tudo, força de vontade. O karate pode ser praticado por pessoas de qualquer idade e sexo. A essência dessa arte marcial está no esforçar-se na formação do bom caráter, ter fidelidade com o caminho da razão, criar e fixar um intuito de esforço, o respeito acima de tudo e dominar o espírito de agressão.
Indicação:
Indicado para todas as pessoas, homens e mulheres, com idade acima dos 6 anos, que queiram aprender uma arte marcial e também um esporte.
Benefícios:
• Força e velocidade;
• Coordenação motora;
• Condicionamento físico;
• Disciplina;
• Autodefesa