OS ALIMENTOS TERMOGÊNICOS E A DIETA DETOX

Mariana Seleghini

OS ALIMENTOS TERMOGÊNICOS E A DIETA DETOX

Todos os alimentos gastam energia para serem digeridos e absorvidos pelo nosso organismo.

Contudo, alguns alimentos fazem com que o nosso metabolismo precise trabalhar em ritmo mais acelerado, elevando a temperatura corpórea e estimulando a lipólise, é um processo no qual acontece a degradação de lipídios em ácidos graxos e glicerol, no tecido adiposo. Os alimentos termogênicos têm essas características, e podemos citar a cafeína, a canela, cúrcuma, chá verde, chá de hibisco, gengibre, linhaça, o guaraná em pó, a pimenta vermelha, vinagre de maçã e o óleo de coco.

E como eles agem colaborando com a perda de peso? 

Alguns deles atuam no sistema nervoso central, estimulando o estado de alerta e concentração, retardando a fadiga muscular e aumentando a disposição para as atividades do dia a dia, para exercícios físicos. E outros, atuam diretamente nas células que armazenam lipídios, potencializando a quebra de gordura durante a prática das mais variadas atividades físicas.

Mas atenção, estes alimentos não são milagrosos. Eles devem ser incluídos para auxiliar no emagrecimento, fazendo parte de um programa de reeducação alimentar e de um plano de atividade física. Para que eles exerçam efeito sobre o organismo, esses alimentos devem ser consumidos com uma dose e frequência mínima, devendo fazer parte da rotina diária da alimentação, e não consumidos apenas esporadicamente.

Outro cuidado que devemos tomar é quanto aos possíveis efeitos adversos que alguns alimentos podem causar. Por exemplo, alimentos como cafeína, chá verde e guaraná em pó têm efeitos estimulantes, e, para algumas pessoas, podem causar dor de cabeça, insônia, tontura, náuseas e problemas gastrointestinais. Indivíduos hipertensos ou com problemas cardíacos devem tomar cuidado com o gengibre, pois este pode elevar a pressão arterial.

 

OS ALIMENTOS TERMOGÊNICOS E A DIETA DETOX

Banana assada 

01 colher de sopa de óleo de coco
01 banana cortada ao meio
01 colher de sopa de goji berry
lascas de gengibre
02 colheres de sopa de suco de laranja 
01 pitada grande de canela

Modo de preparo: Unte um recipiente pequeno com o óleo de coco. Coloque as bananas, o goji berry e as lascas de gengibre. Depois regue com suco de laranja e jogue a canela por cima. Assar em forno médio até que a banana amoleça. Depois, sirva.

 

Você pode encontrar receitas como esta aqui: 50 Receitas de Doces para Emagrecimento. Um E-book feito por Nutricionista especialista em Emagrecimento

OS ALIMENTOS TERMOGÊNICOS E A DIETA DETOX

Brigadeiro Funcional

5 tâmaras
4 colheres (sopa) de biomassa de banana verde
4 colheres (chá) de cacau em pó
1 colher (sobremesa) de óleo de coco

Modo de preparo: Deixar as tâmaras de molho na água por 5 horas. Tirar as sementes e bater no liquidificar com água o quanto basta para ficar uma mistura homogênea. Em uma panela colocar o biomassa de banana verde e a mistura de tâmaras, e levar a fogo até que fique com a consistência de massa. Retirar do fogo e acrescentar o cacau e o óleo de coco. Misturar bem e levar à geladeira para a massa ficar em ponto de enrolar. Para fazer as bolinhas, unte as mãos com óleo de coco. Passar no cacau nibs para finalizar o brigadeiro.
 

Você pode encontrar receitas como esta aqui: 50 Receitas de Doces para Emagrecimento. Um E-book feito por Nutricionista especialista em Emagrecimento


DIETA DETOX
As dietas detox estão em alta e são as queridinhas das pessoas que desejam resultados rápidos para eliminar aqueles quilinhos a mais. Mas o que realmente é uma dieta detox? É um tipo de alimentação que deve ser consumida em algumas épocas ou momentos específicos, como depois dos períodos de festas, das viagens extravagantes, após períodos de tratamentos com medicamentos, ou, para pessoas que comem muito açúcar e ou alimentos industrializados e deseja fazer uma “faxina” no organismo. 

O principal objetivo é eliminar toxinas e radicais livres. Dentre os muitos benefícios, podemos citar a melhora do funcionamento de nosso fígado, já que é ele quem elimina as toxinas do nosso corpo, a melhora do quadro clínico de pessoas com esteatose hepática (acúmulo de gordura no fígado), melhora da saúde intestinal, essencial para o bom funcionamento de todo o organismo, atua no bom funcionamento da tireóide, órgão responsável pelo nosso metabolismo. Inclui ainda benefícios quanto à melhora nas manchas de pele ou acnes, uma vez que nossa pele é um órgão que reflete diretamente como nosso organismo está por dentro - se a pessoa apresenta tais aspectos, pode significar um excesso de toxinas. Tem-se também a melhora dos cabelos e unhas, vez que algumas das suas vitaminas são essenciais para esta manutenção. Por fim, o auxílio na prevenção da hipertensão, da hipercoleterolemia e do diabetes. 

Para isso, durante o período de dieta detox devemos investir em alimentos naturais e orgânicos, que tenham propriedades especificas que atuem em conjunto, conforme descrevemos. São sempre bem vindos o abacaxi, o brócolis, arroz integral, gengibre, couve, aveia, linhaça, chia, grão de bico, peixes e alguns chás - sem adoçar. Devemos deixar de lado alguns outros que dificultam a digestão e sobrecarregam o fígado, tais como os produtos industrializados e ou ricos em sal, açúcar, gordura, a carne vermelha, o frango, a manteiga, margarina, pães feitos com farinha de trigo, alimentos em caixinhas, latinhas de conservas e bebidas alcoólicas.

Como percebemos pode-se elaborar um conjunto de ações rotineiras, com algumas composições. Por assim ser, o ideal é buscar orientação com um nutricionista, para que ele inclua no seu plano alimentar tais alimentos, os mais ideais para você, para que ele lhe dê umas dicas sobre a relação entre alimentação e atividade esportiva, lhe ofereça as opções alimentares mais adequadas ao seu biótipo e fale sobre outras tantas coisas correlacionadas. 

 

OS ALIMENTOS TERMOGÊNICOS E A DIETA DETOX

Tabule de Quinoa

2 xícaras (chá) de quinoa em grãos cozida 
1 colher (sopa) de salsinha picada
1 colher (sopa) de hortelã picada
1 xícara (chá) de tomate cortado em cubos sem sementes
1 xícara (chá) de pepino cortado em cubos
½ xícara (chá) de cenoura ralada
2 colheres (sopa) de cebola picada
1 xícara (chá) de azeite de oliva extravirgem
¼ colher (sopa) de suco de limão
sal rosa a gosto

Modo de Preparo: Misture todos os ingredientes e sirva gelado.

 

Que tal comer um doce sem culpa! 50 Receitas de Doces para Emagrecimento. Um E-book feito por Nutricionista especialista em Emagrecimento

 

OS ALIMENTOS TERMOGÊNICOS E A DIETA DETOX

Espaguete de Pupunha

400 g de espaguete de pupunha
01 xícara de ervilha fresca
01 xícara de brócolis
02 xícaras de tomate picado em cubos
03 dentes de alho
½ cebola e manjericão
sal a gosto

Modo de preparo: Em uma panela coloque o azeite, a cebola, alho, sal e os tomates até ficar um molho mais sequinho. Acrescentar a ervilha, o brócolis e o manjericão. Levar ao fogo 01 litro de água e assim que ferver colocar o espaguete de pupunha e deixar cozinhar por 05 minutos. Escorrer e reservar. Depois é só misturar e servir.


Sucos
Os sucos são grandes aliados na dieta detox. São práticos de fazer no nosso corrido dia a dia, hidratam em dias quentes, melhoram o funcionamento do intestino, ajudam a eliminar as toxinas presentes no organismo – as que causam inflamação e dificultam o emagrecimento - melhoram o sistema imunológico e possuem vitaminas e minerais essenciais em um corpo saudável. Para preparar o suco, basta bater todos os ingredientes no liquidificador, não coar nem adoçar, e, beber na hora. Siga estas dicas.

OS ALIMENTOS TERMOGÊNICOS E A DIETA DETOX

Gostou? Compartilhe: