PILATES. CINCO PERGUNTAS, CINCO REPOSTAS.

Welt Pilates

PILATES. CINCO PERGUNTAS, CINCO REPOSTAS.

As aulas de Pilates são iguais para todos?

Não. Elas se diferenciam de acordo com as necessidades e objetivos definidos por cada pessoa e seu treinador. O método dispõe de mais de quinhentos exercícios e variações, que correspondem ao grau de condicionamento físico e às limitações do praticante. 

O Pilates é indicado para quem já desenvolveu uma hérnia discal? 

Sim. Especialmente para casos crônicos e, obviamente, com liberação médica. O trabalho de fortalecimento e alongamento minucioso dos músculos abdominais e paravertebrais colabora com a atenuação dos vícios posturais - por exemplo. É uma forma de reforço muscular indicado pelos médicos por ser uma atividade física de baixo impacto, que trabalha a musculatura sem lesar outras partes do corpo. 

Pilates é feito só no chão? 

Não. Na verdade a aula pode ser realizada no solo, o que é conhecido como MatPilates, ou, ser realizada apenas em aparelhos próprios para o Pilates. No studio mesclamos as duas opções nas aulas – trabalhamos essa possibilidade de acordo com o condicionamento físico de quem treina. No solo, os exercícios são realizados com o peso corporal e ou com acessórios - como bolas e faixas elásticas. Nos aparelhos, quem eleva o grau de dificuldade ou facilidade na execução dos exercícios é a mola. São diversas molas que oferecem diversas intensidades e são adaptadas de acordo com as centenas de possibilidades desses aparelhos. 

Os resultados com a musculação e com o Pilates são os mesmos? 

Não. A diferença básica está no fato de que com o Pilates os músculos ficam fortalecidos e o corpo acaba por ganhar um contorno mais definido, sem aumento de volume nos músculos. Já na musculação, com a hipertrofia muscular, temos àquele efeito de fazer “crescer” os músculos trabalhados. Dizemos que no

Pilates a tendência é você ter o corpo forte como de um bailarino, “alongado e definido”. 

Existe algum tipo de contraindicação para a prática do Pilates? 

É bem verdade que todas as pessoas têm receio de se machucar fazendo exercícios. Por isso, todos que querem começar um programa de treinamento físico devem primeiramente conversar com o seu médico. Este vai determinar e encaminhar sobre detalhes do corpo do paciente, que se apresentam importantes de serem observados, de forma que os professores poderão trabalhar com segurança e precisão.

Gostou? Compartilhe:

Welt Pilates

Welt Pilates

LUCIANO MELO
CREF 018904-G/SP - Educador Físico
Pós em Bioquímica, Fisiologia, Treinamento e Nutrição (UNICAMP); formação em Método Pilates; faixa preta 3º Dan.

SUELLEN MELO
CREF 088160-G/SP:
Pós em Exercício Físico Terapêutico, formação em Método Pilates (UNIFESP); faixa preta 1º Dan.

Ver mais sobre: Condicionamento físico, Pilates, pilates benefícios, pilates para que server, pilates é para todos