PILATES. UM AUXÍLIO NO COMBATE A ESTADOS DEPRESSIVOS

Welt Pilates

PILATES. UM AUXÍLIO NO COMBATE A ESTADOS DEPRESSIVOS

Há muito tempo, especialistas, vêm desenvolvendo pesquisas sobre os efeitos dos exercícios físicos, não só na estrutura muscular do corpo humano, como também diretamente no cérebro.


Durante a realização do exercício físico, ocorre a liberação de um hormônio chamado endorfina - conhecida como o hormônio da alegria, que promove a sensação de bem-estar, euforia e alívio de dores - e da dopamina, que propicia um efeito tranquilizante e analgésico para com o indivíduo que pratica regularmente algum tipo de atividade física. Tais alterações químicas, além de causar um efeito relaxante pós-esforço, conseguem manter, no longo prazo, um estado de equilíbrio psicossocial sob maior controle, quando das ameaças do meio externo.

O Pilates é uma dessas atividades. Tem atraído cada vez mais adeptos, além de ser amplamente indicada por diversas áreas da medicina. Através deste método pode-se conseguir:

• aumento da disposição e do vigor físico;
• maior consciência corporal;
• aumento da capacidade respiratória;
• diminuição do estresse;
• maior capacidade de relaxamento consciente.

Todos estes efeitos benéficos, por si só já garantem um caráter profilático inibidor - no que diz respeito à prevenção de estados depressivos - além dos efeitos sobre a parte física do corpo, que o Pilates amplamente oferece, com a melhora da força e da flexibilidade, gerando mais saúde e consequentemente uma maior felicidade - o que todos nós buscamos.

Gostou? Compartilhe:

Welt Pilates

Welt Pilates

LUCIANO MELO
CREF 018904-G/SP - Educador Físico
Pós em Bioquímica, Fisiologia, Treinamento e Nutrição (UNICAMP); formação em Método Pilates; faixa preta 3º Dan.

SUELLEN MELO
CREF 088160-G/SP:
Pós em Exercício Físico Terapêutico, formação em Método Pilates (UNIFESP); faixa preta 1º Dan.

Ver mais sobre: Pilates, pilates e depressão, atividade fisica e depressão, beneficios do pilates, hormonio na atividade fisica, endorfina